O
mistério da Santíssima Trindade é o grande mistério: um Deus em três pessoas, um
grande mistério, uma vez que se refere à essência de Deus, e grande também para
o impossível de entender e compreender totalmente, e muito menos explicar, é uma
verdade infinitamente além das capacidades intelectuais do
homem.
Eles
dizem que, enquanto Santo Agostinho estava se preparando para dar um ensinamento
sobre o mistério da Santíssima Trindade, ele viu uma criança a tentar esvaziar a
água do mar em um buraco que havia feito na areia. Santo Agostinho Questionado sobre o que
estava fazendo, a criança respondeu que ele estava tentando esvaziar o mar no
pequeno buraco, ao que ele respondeu o Espírito: "! Mas você está tentando fazer algo
impossível" E o menino
respondeu: "Não é mais impossível
do que é para você entender ou explicar o mistério da Santíssima
Trindade" . E com estas palavras que a criança
desapareceu. Este é o nosso intelecto tão limitado como a ondulação para conter a água do mar, especialmente quando se tenta explicar as verdades infinitas como o mistério trinitário.
No entanto, a importância deste mistério central da nossa fé não é de explicar, mas para viver. E aqui na terra são chamados a participar na vida trinitária de Deus em um lugar escuro, incompleta, mas no Céu a vivemos plenamente, porque vemos Deus como ele é.
Na verdade, nosso objetivo final é a união com Deus para sempre no céu. Mas aqui na Terra, podemos começar a ser unida à Santíssima Trindade e ser habitado por ela, porque Jesus Cristo disse: "Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos morada ele "(Jo.14, 23).
Embora as três Pessoas divinas são inseparáveis no seu ser e na sua obra, é atribuída ao Pai da Redenção Criação, ao Filho e ao Espírito Santo Santificação. Assim, o Espírito Santo em Sua obra de santificação em cada um de nós, vamos cada vez mais semelhante ao do Filho e do Filho ao Pai se revela a nós e nos conduz a Ele. "Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser dar a conhecer "(Mt 11, 27).
Como podemos viver este mistério de já aqui na terra? "Aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus ... E se somos filhos de Deus somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo "(Rm 8, 14-17). A chave é ser guiado pelo Espírito Santo, isto é, ser perspicaz, dócil e obediente às suas inspirações , que sempre nos leva a buscar e fazer a vontade de Deus. O Espírito Santo vai fazer como o Filho. O Filho vai mostrar-nos o Pai, e assim seremos herdeiros com Cristo, e ser "glorificados com Ele ". (Rm 8, 17)
Assim, desde o planeta em que vivemos o mistério da união de nós com Deus e nos une, como o Filho orou ao Pai antes de sua paixão e morte: "Que sejam um, como Tu e eu somos um. Então, eu vou estar neles e Tu em Mim, e alcançar a perfeição dessa unidade "(Jo 17, 21-23).
Através da meditação a profundidade do mistério trinitário, vivemos aquilo que repetimos no início de cada Missa: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus ea comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós, e também podemos começar a união nos com a Santíssima Trindade e nós juntos.
O Pai é Deus para nós. O Filho de Deus com nós. O Espírito Santo é Deus em nós.







Nenhum comentário:
Postar um comentário