Pastoral do Acolhimento

Pastoral do Acolhimento
" Acolher uns aos outros como Cristo nos acolheu, para a glória de Deus." Rm 15,7

Tv Canção Nova

TV da Canção Nova

quinta-feira, 28 de junho de 2012

50 - A Resposta Católica: O que é a Lectio Divina?

Como lidar com a esterilidade dentro do matrimônio.

Dia do Papa

Pedro e Paulo

Numa única festa celebramos a vida dos apóstolos Pedro e Paulo, porque os dois perseguiram um mesmo objetivo, o seguimento de Jesus Cristo, terminando no martírio. Pedro era muito ligado ao povo judeu, e Paulo, numa visão bem missionária, vai às demais nações de seu tempo. Além da força das suas palavras, eles foram verdadeiras testemunhas de fé e compromisso com Jesus Cristo.
Na convivência com o Mestre, esses dois apóstolos contribuíram na construção de uma consciência coletiva sobre a identidade da vivência cristã. Mas era preciso compreender quem era Jesus Cristo e qual o verdadeiro sentido de sua mensagem. Só a partir daí foi possível dar solidez ao projeto da construção do Reino.
Em Pedro e Paulo está assentada a Igreja, sendo eles as principais colunas de sua sustentação. É uma construção feita no meio das forças do antirreino, no mundo da maldade e de tudo que é desconstrução do bem e da vida das pessoas. É um processo que continua na história, enfrentando o mal da cultura moderna.
Ambos fizeram o caminho da libertação, tendo como fim, a condenação. Na dimensão do Reino de Deus, só consegue libertar quem é capaz de dar a vida por aquele que vive em situação de indignidade. Pedro morreu crucificado de cabeça para baixo, e Paulo, degolado, coincidente e curiosamente, em Roma, onde foram sepultados e tidos como marcos da Igreja.
Devemos entender que o martírio, por causa do Evangelho, é valorizado pela Igreja como autêntica oferta ou sacrifício. Fruto de um longo combate na fé e, ao mesmo tempo, confirma uma situação de vitória, por ser uma doação feita em nome de Deus. É consequência de um projeto assumido em vista do bem.
Não é fácil ter fidelidade em relação à vida, principalmente quando temos que enfrentar críticas e perseguições. Não conseguimos vencer por dizer muitas palavras, mas por ter uma vida marcada pelo testemunho de autenticidade na prática da fé e da vida cristã. O testemunho supõe determinação e coragem no que é assumido.
Dom Paulo Mendes PeixotoArcebispo de Uberaba.

Sete arcebispos brasileiros recebem o pálio das mãos do Papa








A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou uma nota explicando a nova forma da imposição do pálio aos arcebispos metropolitanos, que se realiza anualmente no dia 29 de junho, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo Apóstolos. Na lista dos que receberão o pálio, nesta sexta-feira, estão 7 arcebispos brasileiros e Dom Filippo Santoro, que foi bispo de Petrópolis no Brasil e é atualmente Arcebispo de Taranto, Itália.
“O rito vai permanecer substancialmente o mesmo”, diz a nota, “porém este ano, seguindo uma lógica de desenvolvimento na continuidade, foi decidido simplesmente mover de lugar o próprio rito, que agora será realizado antes da celebração eucarística”. “A modificação foi aprovada pelo Santo Padre e é motivada pelos seguintes motivos:
"1. Para tornar o rito mais curto. A lista dos novos arcebispos metropolitanos será lida imediatamente antes da abertura da procissão da entrada e o canto de" Tu es Petrus " não fará parte da celebração. O rito do Pálio terá lugar logo que o Santo Padre chegar ao altar.
"2. Para garantir que a celebração eucarística não seja "interrompida" por um rito de um tempo relativamente longo (o número de arcebispos metropolitanos agora é de cerca de 45 por ano), o que poderia tornar a participação atenta e enfocada na Missa mais difícil."3. Para fazer o rito de imposição do pálio mais de acordo ao" Cerimoniale Episcoporum ", e para evitar a possibilidade de que, sendo após a homilia (como aconteceu no passado), possa ser interpretado como um rito Sacramental . Na verdade, os ritos que ocorrem durante uma celebração eucarística após a homilia, são normalmente ritos sacramentais: o Batismo, a Confirmação, a Ordem, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos. A imposição do pálio, por outro lado, não é de natureza sacramental".
Entre os 44 arcebispos que receberão o pálio em Roma no dia 29 estão os seguintes brasileiros:
Dom Wilson Tadeu Jonck S.C.I., de Florianópolis (SC).Dom Jose Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ).
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO).Dom Airton Jose dos Santos, de Campinas (SP).
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI).Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG).
Dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).
Dom Benedito Roberto C.S.Sp. de Malanje, Angola, conclui a lista dos arcebispos de países lusófonos.Por sua vez, Dom Filippo Santoro, que foi bispo de Petrópolis (RJ) no Brasil e é atualmente arcebispo de Taranto, Itália, também estará na cerimônia.
A Rádio Vaticano transmite a cerimônia a partir das 4 da manhã, hora de Brasilia. (SP)

Portal de notícias do Vaticano inaugura página em português



Nesta quinta-feira, 28, o portal web de notícias dos meios de comunicação da Santa Sé, news.va, comemora um ano no ar. Completando esses doze meses de atividades, o site inaugurou uma página em português.

"Foi um ano rico porque após a língua italiana criamos a página também em espanhol, inglês e francês. Agora tenho a alegria de anunciar que nesta quinta-feira abrimos também em português”, disse o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli.

O portal news.va foi criado em 2011 e inaugurado pelo Papa Bento XVI que, com um "tweet", anunciou a iniciativa do referido Pontifício Conselho.

Papa destaca progressos no diálogo entre católicos e ortodoxos



O Papa Bento XVI recebeu, no Vaticano, nesta quinta-feira, 28, uma delegação do Patriarcado de Constantinopla que veio participar das celebrações dos Santos Pedro e Paulo, que será celebrada nesta sexta-feira, 29.

Esta presença ortodoxa neste dia festivo já se tornou tradicional, mais uma demonstração da proximidade entre a Igreja Católica e a Ortodoxa, caminho que se iniciou com o Concílio Vaticano II.

“O Patriarca Atenágoras, junto ao Beato Papa João XXIII e o Servo de Deus Papa Paulo VI, animados da paixão pela unidade da Igreja que nasce da fé em Cristo Senhor, tornaram-se promotores de corajosas iniciativas que abriram a estrada às renovadas relações entre o Patriarcado ecumênico e a Igreja católica”, disse ainda Bento XVI.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI à Delegação Ortodoxa – 28/06/2012

Para o Pontífice, é motivo de particular alegria constar que o Patriarca Bartolomeu I segue, com renovada fidelidade e fecunda criatividade, o caminho traçado por seus predecessores, os Patriarcas Atenágoras e Dimitrios, distinguindo-se a nível internacional pela abertura ao diálogo entre os cristãos e pelo empenho a serviço do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo.

“Que Deus onipotente nos conceda o dom de uma comunhão sempre mais plena segundo Sua vontade, para que com ‘um só coração e uma só alma’ (At 4,32) possamos sempre exaltar o Seu nome”, pediu o Santo Padre no fim do encontro.

Bento XVI assina decreto de beatificação de Nhá Chica

O Papa Bento XVI decretou nesta quinta-feira, 28, a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica.

Em outubro do ano passado, uma comissão médica da Congregação das Causas dos Santos
analisou e aprovou o milagre atribuído à serva de Deus. Trata-se da cura da professora Ana Lúcia Meirelles Leite, 66 anos, da cidade de Caxambu (MG). Ana Lúcia foi curada de um problema muito grave no coração e recorreu à intercessão de Nhá Chica.

As Irmãs Franciscanas do Senhor divulgaram a novidade no site oficial de Nhá Chica. Segundo a nota, a cerimônia de beatificação será marcada posteriormente pelo bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino.
Acesse.: História de Nhá Chica
.: Nhá Chica será uma santa tipicamente brasileira, diz bispo

Reportagem especial sobre história e processo de beatificação de Nhá Chica, exibida em junho de 2010





EAD Século 21 - Bíblia, aula 05 - Dogmas de Fé

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pescadores festejam Dia de São Pedro

DF: Marcha pela vida reúne centenas de pessoas

Papa visita famílias atingidas por terremoto

Bento XVI nomeia dois novos bispos para o Brasil



O Papa Bento XVI nomeou na manhã desta quarta-feira, 27, dois novos bispos para o Brasil: padre José Eudes Campos do Nascimento será o novo bispo de Leopoldina (MG) e padre Sérgio de Deus Borges foi nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo (SP).

Monsenhor José Eudes

Nasceu em Barbacena, Minas Gerais, em abril de 1966. Cursou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG) e Teologia no Seminário São José, em Barbacena. Foi
ordenado padre no dia 22 de abril de 1995, em sua cidade natal. Atuou como pároco da paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega (MG); Assessor da Pastoral da Juventude; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG) e finalmente pároco da paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto, desde 2009.

Monsenhor José Eudes sucederá a Dom Dario Campos, transferido para a Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), em 27 de abril de 2011. Desde então, a Diocese de Leopoldina está vacante, sendo administrada pelo monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz.

Monsenhor Sérgio de Deus

Nasceu em Alfredo Wagner, Santa Catarina, em setembro de 1966. Realizou seus estudos em Filosofia com os freis Capuchinhos, em Ponta Grossa (PR), e Teologia, no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina. Além disso, é licenciado em Pedagogia e especialização em Gestão do Ambiente Escolar, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense e especialização em Matrimônio e Família pela Pontifícia Universidade Santa Cruz. Atualmente cursa o doutorado pela Pontifícia Universidade Católica Argentina.

Antes disso, monsenhor Sérgio foi ordenado presbítero em fevereiro de 1993 e incardinado na diocese de Cornélio Procópio (PR), onde exerceu as funções de pároco da paróquia São Miguel e São Francisco, membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores, assessor da Pastoral da Juventude, assessor da Pastoral do Dízimo, administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição, assessor da Pastoral Familiar, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho (PR), desde 2011, e presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.

Células-tronco. Ser a favor ou contra ?

Autorrealização não é conquistada no poder, explica Bento XVI



A lógica humana busca muitas vezes a autorrealização no poder, no domínio, mas a Encarnação e a Cruz “nos recordam que a plena realização está no conformar a própria vontade humana àquela do Pai, no esvaziar-se do próprio egoísmo para encher-se do amor e da caridade de Deus” e, assim, ser capaz de amar os outros. Foi o que enfatizou o Papa Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira, 27.

Na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequese sobre a oração segundo as Cartas de São Paulo. Desta vez, ele refletiu sobre a Carta aos Filipenses, escrita enquanto o apóstolo estava na prisão. Mesmo diante da morte iminente ele encontra força e alegria, pois o “Apóstolo nunca afastou seu olhar de Cristo, tornando-se semelhante a Ele na morte, ‘com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos'".

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI: Oração nas Cartas de Paulo - 27/06/2012

Assim, o Santo Padre destacou que o homem não consegue se encontrar fechado em si mesmo. "É necessário ter uma escala de valores na qual em primeiro lugar está Deus, para afirmar como São Paulo: ‘julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor’ (Fl 3,8). O encontro com o Ressuscitado lhe fez compreender que é Ele o único tesouro pelo qual vale a pena gastar a própria existência", salienta Bento XVI.

Como rezar


O Papa também especificou qual a melhor maneira de rezar, ressaltando que a oração é feita de silêncio e palavra, de canto e de gestos que envolvem a pessoa inteira: da boca à mente, do coração ao corpo inteiro.

"O ajoelhar-se diante do Santíssimo Sacramento ou colocar-se de joelhos na oração expressa justamente a atitude de adoração diante de Deus, também com o corpo. Daí a importância de fazer isso não por hábito, com pressa, mas com profunda consciência. Quando nos ajoelhamos diante do Senhor, nós professamos a nossa fé Nele, reconhecemos que é Ele o único Senhor da nossa vida”, afirmou.

Por fim, o Santo Padre aconselhou os fiéis a fixar o olhar sobre o crucifixo durante a oração, colocar-se em adoração mais vezes diante da Eucaristia e entregar a própria vida ao amor de Deus, "que se inclinou com humildade para elevar-nos até Ele".

49 - A Resposta Católica: Teologia da prosperidade

Cardeal convida fiéis a expressarem gratidão ao Papa nesta sexta



O Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, lançou um apelo à diocese a fim de que manifeste forte participação na Celebração desta sexta-feira, 29, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Os padroeiros de Roma exortam "a recordar as origens da nossa Igreja e a agradecer a Deus pelo ministério do Papa, Sucessor do Apóstolo Pedro e bispo de nossa cidade", prossegue o cardeal.

Ele destaca ainda que, nestes anos, Bento XVI sempre esteve muito presente na vida da diocese, mediante as visitas pastorais às paróquias e a diversos lugares de sofrimento.

"Roma ama profundamente o Papa e é grata à Providência que quis que o Sucessor de Pedro tivesse aqui a sua Cátedra", ressalta o Cardeal Vallini.

A mensagem convida paróquias, associações e movimentos a participarem do Angelus na Praça São Pedro nesta sexta-feira, ao meio-dia, e a manifestarem afeto e gratidão ao Papa.

EAD Século 21 - Bíblia, aula 04 - A Transmissão da Revelação Divina

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ordenação de novo bispo auxiliar para o RJ

Homenagem ao Movimento Brasil sem aborto

Terra Santa: Celebração de São João Batista

Santos são venerados em festas juninas

Vocação sacerdotal: Vaticano lança documento

Saiba porque a Igreja é contra o Aborto.

48 - A Resposta Católica: Fim dos tempos

Marcha nacional em defesa da vida acontece nesta terça-feira



"Quero viver! Você me ajuda?" Com esse tema o Movimento Brasil sem Aborto convida toda a população para a 5ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida às 15h30 desta terça-feira, 26, em Brasília. Será uma caminhada em defesa da vida em frente a Esplanada dos Ministérios, do Museu da República até o Congresso Nacional.

De acordo com a presidente do movimento, Dra. Lenise Garcia, as principais preocupações do movimento são o pré-projeto que pretende legalizar o aborto até a 12ª semana de gestação, elaborado por uma comissão de juristas e que deve ser entregue ao Senado ainda esta semana, e a aprovação do Estatuto do Nascituro (PL nº 478/2007), que garante os direitos à vida da criança ainda no ventre de sua mãe.

"O Estatuto já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Familia (CSSF) e aguarda a votação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Inclusive, o relatório favorável já foi entregue à comissão e pode ser que ele seja votado ainda amanhã. A partir disso ele irá para o plenário da Câmara", explica a Dra Lenise.

A marcha acontece
anualmente e, embora o movimento seja suprapartidário e suprareligioso, conta com um apoio muito grande de pessoas com uma motivação religiosa, como católicos, espiritas, protestantes, da legião da boa-vontade, entre outros.

Uma grande vitória do movimento pró-vida, segundo a presidente, foi a derrota definitiva do projeto de lei nº 1135, o qual defendia a aprovação do aborto no Brasil e há 20 anos tramitava na Câmara dos Deputados. No ano passado, o projeto foi encerrado definitivamente

Papa leva mensagem de esperança às regiões atingidas por terremoto



Nesta terça-feira, 26, o Papa Bento XVI visita a cidade de San Marino di Carpi, na província italiana de Modena, uma das mais atingidas pelos terremotos que, em maio, matou 26 pessoas e deixou 350 feridas.

O Pontífice partiu às 9h do Vaticano e viajou de helicóptero até San Marino. No complexo esportivo da cidade, ele foi recebido pelo chefe regional da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e pelo Bispo de Carpi, Dom Francesco Cavina.

De lá, Bento XVI foi, com o ônibus da Defesa Civil, até Rovereto di Novi, uma das localidades mais danificadas pelos sismos, onde morreu o pároco Ivan Martini, de 65 anos.

O Santo Padre passou pela chamada "zona vermelha" de Rovereto di Novi, onde se encontra a Igreja de Santa Catarina de Alexandria, gravemente danificada pelos tremores.

No centro esportivo de Rovereto di Novi, Bento XVI foi recebido pelo presidente da região de Emilia Romagna, Basco Errani, por autoridades locais, provinciais e moradores do
local.

Em
seu discurso, o Papa salientou que desde os primeiros dias, depois terremoto, rezou pela situação e desejou logo visitar tais locais.

“Gostaria de visitar todas as comunidades para fazer-me presente de modo pessoal e concreto, mas vós sabeis bem o quanto seria difícil. Neste momento, porém, gostaria que todos, em cada região, sentissem como o coração do Papa está próximo ao vosso coração para consolar-vos, mas, sobretudo, para encorajar-vos e apoiar-vos”, disse.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Papa nas locais atingidos pelo terremoto na Itália

 

O Papa ressaltou que recentemente, rezando o Salmo 46, se deteve nesta passagem: “Deus é nosso refugio e nossa força; mostrou-se nosso amparo nas tribulações. Por isso a terra pode tremer, nada tememos: as próprias montanhas podem se afundar nos mares” (Sl 46,2-3).

“Estas palavras do Salmo não só me tocam porque usam a imagem do terremoto, mas, sobretudo, por aquilo que afirmam sobre a nossa atitude interior diante da revolta da natureza: uma atitude de grande segurança, baseada na rocha estável e inflexível que é Deus”, salientou.

Tais palavras parecem estar em contraste com o medo inevitável que se prova depois de uma experiência como aquela vivida pelos moradores das regiões atingidas pelo terremoto e Bento XVI lembra que é natural sentir medo.

“Sim, pode se ter medo, angústia – algo que também Jesus provou – mas
existe sobretudo a certeza de que Deus está comigo”, disse o Santo Padre.

Sobre esta rocha segura que é Deus, pode-se construir e pode-se reconstruir, salientou Bento XVI reforçando que eles jamais estão sozinhos.

“Neste dias, em meio a tanta destruição e dor, vós vistes e sentistes como tanta
gente se movimentou para expressar a vós proximidade, solidariedade, afeto e isso através de tantos sinais e ajuda concreta. A minha presença em meio a vós quer ser um destes sinais de amor e de esperança”, destacou.

O Papa também lançou um forte apelo às instituições e a cada cidadão para serem, mesmo diante das dificuldades deste momento, como o bom samaritano do Evangelho.

“A Igreja vos é próxima e vos será próxima com sua oração e com sua ajuda concreta a partir de suas organizações, em particular a Caritas”, reforçou Bento XVI.

Tem Jeito: Presença dos pais no batizado

EAD Século 21 - Bíblia, aula 03 - Etapas da Revelação

segunda-feira, 25 de junho de 2012

47 - A Resposta Católica: Casamento em crise

Melodia do Salmo 144

Não desista, tem Jeito!

Coreanos rezam pela paz e unidade da península



Realizou-se neste domingo, 24, a "Jornada de Oração pela reconciliação e unidade do povo coreano". Para a ocasião, a Igreja na Coreia do Sul divulgou uma mensagem intitulada “A paz esteja convosco", que contém um forte apelo de reconciliação, solidariedade e fraternidade à população do Norte.

De acordo com o Diretor das Pontifícias Obras Missionárias na Coreia, padre John Bosco Byeon, todas as dioceses coreanas comemoraram este dia com Missas especiais pela reconciliação e a paz,
encontros de oração e procissões.

A mensagem dos Bispos é assinada pelo Presidente da Comissão episcopal pela Reconciliação do povo coreano, Dom Peter Lee Ki-Heon. No
texto, os Bispos deploram a distância, o sofrimento e o escasso diálogo entre os dois países, divididos há mais de 60 anos.

A mensagem expressa profunda preocupação pelas famílias divididas pela fronteira das duas Coreias, que não podem se encontrar há décadas, com grande sofrimento para todos.

O Bispo afirma: “Nosso primeiro dever agora é esperar e rezar para que se alcance um acordo que afaste as obscuras nuvens de divisão e conflito. Estou certo de que o Senhor responderá se dirigirmos nossa sincera oração Àquele que guia nossos passos no caminho da paz”.

Desde 1965, os católicos da Coreia do Sul organizam a “Jornada de Oração pela reconciliação nacional” no domingo mais próximo de 25 de junho, o dia em que começou a guerra da Coreia (1950-53).

Por que ser batizado enquanto criança?

 
Livrar o ser humano do pecado original e torná-lo imerso no nome de Deus. Na fé católica, essas duas etapas tão importantes são concretizadas com o sacramento do Batismo, que comumente é realizado logo nos primeiros meses de vida. Muitas pessoas, porém, ainda se perguntam se o mais certo não seria o batismo na fase adulta, uma vez que assim haveria liberdade de escolha.

Na abertura da Conferência Pastoral Eclesial da Diocese de Roma, na Itália, deste ano, o
Papa Bento XVI falou sobre a importância do Batismo e o reafirmou enquanto uma necessidade para o ser humano. Ele enfatizou que ser batizado não é uma escolha como outra qualquer, da mesma forma que não é possível escolher nascer ou não neste mundo.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o administrador da Diocese de Tubarão (SC), padre Sérgio Jeremias de Souza, esclareceu algumas das reflexões do Papa sobre o sacramento. Em relação à liberdade de escolha, o padre recordou que Deus não fere a liberdade do ser humano, muito pelo contrário. “Ele a alarga (a liberdade) e dá a verdadeira dimensão de vida plena. Ele não nos tira nada, mas nos dá tudo, sobretudo a participação em
seu ser divino”.

O padre destacou ainda que os pais sempre querem o melhor para seus filhos, daí o batismo acontecer logo na vida da criança. “Se Deus é algo bom para a minha vida de pai e de mãe, aquilo que é um bem para mim eu o quero também para meus filhos. E não há duvidas: o melhor é Deus, sempre”.

Leia abaixo a íntegra da entrevista com padre Sérgio Jeremias

noticias.cancaonova.com - Uma das consequências do Batismo, segundo o Papa, é o ato de tornar-se cristão, o que não depende somente da vontade da pessoa, mas de uma ação de Deus. Trata-se então da pessoa aceitar, a partir do Batismo, o projeto de Deus em sua vida?

Pe. Sérgio Jeremias de Souza - Sim, muito mais do que um gesto social ou um gesto feito por tradição religiosa, o santo Batismo é uma imersão no ser de Deus mesmo e, por consequencia, nos planos e desígnios de Deus. Há uma misteriosa "parceria" que acontece a partir do sacramento do Batismo: Deus, que poderia realizar tudo sem minha participação quer, a partir de agora, contar comigo, com meu sim existencial aos seus divinos desígnios. A partir deste momento, a vontade de Deus passa a ter prioridade em minha vida; o que Ele quer e pede que eu faça
precisa estar na dianteira de minhas decisões. A partir desta escolha fundamental, aquilo que a palavra de Deus ensina passa a ser um parâmetro de decisões: "Posso fazer tudo o que quero, mas nem tudo me convém" (1 Coríntios 6,12).

noticias.cancaonova.com - O Papa enfatiza que o Batismo é necessário, não é uma escolha qualquer, assim como não se escolhe viver ou não. Como explicar, então, que batizar a criança quando bebê não é uma ofensa à sua liberdade religiosa?

Pe. Sérgio - O Papa foi extremamente sábio ao acenar para esta resposta em seu discurso na Conferência Pastoral da Diocese de Roma, quando disse: "O Batismo das crianças não é algo contra a liberdade, é justamente necessário isso, para justificar também o dom da vida. Somente a vida que está nas mãos de Deus, nas mãos de Cristo, imersa no nome do Deus Trinitário, é certamente um bem que se pode dar sem escrúpulos." Em outras palavras, poderíamos dizer que, se Deus é algo bom para a minha vida de pai e de mãe, aquilo que é um bem para mim eu o quero também para meus filhos. Costumamos até comparar: os pais sabem que vacinas são necessárias para seus filhos (apesar da dor que muitas vezes sentem ao tomá-las); eles não esperam que seus filhos cresçam para decidirem se vão ou não querer receber estas vacinas, eles encaminham seus filhos para recebê-las porque sabem que é um bem. Poderíamos ainda recordar que nosso Deus em nada fere nossa liberdade, Ele a alarga e dá a verdadeira dimensão de vida plena. Ele não nos tira nada, mas nos dá tudo, sobretudo a participação em seu ser divino.

noticias.cancaonova.com - O Batismo é um sacramento necessário à vida da criança, para que ela possa entrar, desde cedo, em comunhão verdadeira com Deus. Mas, sendo bebê, ela não pode escolher fazê-lo. Isso desperta atenção para o essencial papel dos pais na iniciação da criança na vida cristã. Qual é esse papel, qual a melhor orientação para despertar nos pais essa preocupação em batizar seus filhos o quanto antes?

Pe. Sérgio - Gostaria de tratar de dois temas essenciais para poder responder amplamente a esta pergunta. 1. Desde cedo devemos desejar que toda a riqueza da graça e das bênçãos divinas habitem na vida de cada filho ou filha. É o céu habitando já dentro de nós a partir do santo Batismo. E como não desejar o céu em nós? Como não desejar a presença trinitária nos fazendo templos de sua divindade? Pais conscientes dão o melhor para seus filhos, também e, sobretudo, em termos de fé. E não há duvidas: o melhor é Deus, sempre. 2. Uma das coisas que precisamos lembrar sempre aos pais é que as crianças aprendem, sobretudo, por imitação em suas etapas iniciais da vida. Se Deus for buscado desde cedo pela família, amado pelos pais, celebrado em comunidade eclesial, Ele não será um ilustre desconhecido para os filhos e filhas. Aquilo que aprendemos por gestos concretos (neste caso o amor a Deus) marca permanentemente nossas vidas.

noticias.cancaonova.com - O rito sacramental do Batismo envolve dois elementos, basicamente: a água e a palavra, que têm todo um significado para o sacramento em si. À vezes as pessoas desconhecem a plenitude da riqueza do sacramento. O Batismo seria melhor vivenciado se ele fosse melhor compreendido, em todos os detalhes do rito sacramental?

Pe. Sérgio – Exatamente. E aí está a importância de cursos para pais e padrinhos bem preparados e administrados. Aquilo que não é conhecido não é amado. Conhecer bem a riqueza dos gestos e símbolos que a Santa Mãe Igreja preparou ao longo dos séculos para a administração de cada sacramento é uma forma de amá-los mais. Há aquilo que é essencial, mas há também outros elementos e gestos belíssimos no sacramento do Batismo que não podem e nem devem ser ignorados. A salvação e libertação que Cristo opera em nós são belissimamente visualizadas em cada momento da recepção deste sacramento. Talvez no Rito de Iniciação Cristã de Adultos para o batismo isso tudo seja mais perceptível, pelo fato de ser solenizado e feito em etapas. Mas também no batismo de crianças esta riqueza está presente.

Leia mais.: “Batismo é muito mais que banho, é morte e vida”, diz Papa


Vaticano pede maior promoção à vocação sacerdotal



Foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 25, no Vaticano, o Documento "Orientações pastorais para a promoção das vocações ao ministério sacerdotal".

O documento está estruturado em três partes: a primeira examina a situação atual, seja das vocações como do ministério sacerdotal nas várias partes do mundo; a segunda aborda a vocação e a identidade do sacerdócio; e a última parte, por fim, indica propostas para a pastoral das vocações sacerdotais.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Orientações para promoção das vocações sacerdotais

O prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, explica que a primeira parte do documento indica, sobretudo, três razões principais que contrastam a pastoral vocacional e que tornam evidente nas Igrejas de antiga tradição cristã no ocidente: O declínio da população e da crise da família; a difusão da mentalidade secularizada; as difíceis condições de vida e do ministério do padre.

Já na segunda parte é oferecida uma apresentação resumida e global da identidade e do ministério sacerdotal, mais concentrada no perfil teológico e
espiritual do padre.

"A síntese da doutrina teológica e espiritual apresentada nestes parágrafos responde a duas exigências. Antes de tudo, a intenção é colocar em destaque as características essenciais da vocação ao sacerdócio, com referência à sintese oferecida pelo Concíclio Vaticano II e desenvolvida no Ministério pós-concílio, sobretudo na
Pastores dabo vobis", explica o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Bruguès.

A terceira parte é a mais longa do documento e propõe uma série de indicações concretas sugeridas por todas as conferências episcopais consultadas. Na primeira frase do capítulo lê-se: “Em
alguns países registra-se um vigoroso e promissor florescimento das vocações sacerdotais, que encoraja o prosseguimento no caminho da promoção vocacional”.

“É interessante confrontar a evolução das vocações ao sacerdócio ocorrida nos últimos 10 anos. Observamos o número de estudantes de filosofia e teologia, seja nas dioceses que nas congregações religiosas masculinas distribuídas nas diversas áreas geográficas”, esclarece o subsecretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani.

Na Europa, por exemplo, se constatou uma
maior carência de vocações sacerdotais. Os estudantes de teologia e filosofia nos centros diocesanos em 2000 eram 26.879 e em 2010 passaram a ser 20.564.

Já na América Latina, os dados se mostram mais estáveis, mas com uma pequena elevação: Em 2010, os estudantes de teologia e filosofia nos centros diocesanos em eram 20.79, e, em 2010, passaram a ser 20.919.

Uma solicitação importante feita no documento diz respeito à Vigília do Ano da Fé que é um
chamado a “propor a experiência de fé como relação pessoal e profunda com o Senhor Jesus Cristo”.

“O documento repete novamente o campo fértil para a semeação vocacional, é uma comunidade cristã que ouve a Palavra, reza com a liturgia e testemunha a caridade. Ele dirige a toda Igreja a um encorajamento, a retomar com confiança o próprio empenho educativo para o acolhimento do chamado de Deus ao ministério sacerdotal”, conclui Dom Angelo.

domingo, 24 de junho de 2012

Tv Canção Nova


Olá irmãos e irmãs que a paz de Jesus esteja com vocês é com muita alegria que comunico a todos que o nosso blog possui uma novidade a TV Canção Nova com sua programação Ao Vivo.

História
A TV Canção Nova, emissora católica da Fundação João Paulo II, começou suas atividades em 8 dezembro de 1989, às 10:00hs transmitindo a celebração de uma Santa Missa inaugural, com uma retransmissora da TVE do Rio de Janeiro. Eram duas horas e quarenta minutos diários de programação para Cachoeira Paulista e cidades vizinhas.
Anos depois, essa programação foi também sendo divulgada por outros canais, até começar a ser exibida via satélite através da TV Executiva Embratel. Mas era uma programação inconstante, com diferentes horários em diferentes dias e até em diferentes canais. Várias vezes os nossos programas tinham de ser cortados porque o tempo disponível se esgotava.
Os primeiros programas eram: “Prepare o seu coração”, “Vale vida”, “Som e Canção” e “Estou no meio de vós”, que era apresentado pelo Monsenhor Jonas Abib. Todas as noites havia programa ao vivo. Alguns missionários assumiram esse desafio, entre eles: Luzia Santiago, Elzinha Yoshie, Nice de Godoy, Carla Astuti. Alguns funcionários também faziam parte da equipe, entre eles: Newton Lorena, Marcos Bala, Danilo D'Angelo, Carlos Mariotto, André Gulla.
Em 1997 formou-se a Rede Canção Nova de Televisão com a compra da TV Jornal em Aracaju - SE, gerando a programação para toda a Região Nordeste. Foi quando nasceu o Projeto Dai-me Almas.
Em 2007, com apenas dez anos de formação de rede, a TV Canção Nova estabeleceu-se como a maior emissora de televisão católica do Brasil.


Estrutura

A TV Canção Nova possui em sua sede, 5 estúdios e 3 espaços para eventos, um deles com capacidade para aproximadamente 100 mil pessoas, sendo o maior vão livre coberto da América Latina, que servem de cenário para a programação, sendo a sua área sonorizada e equipada com tecnologia de vídeo walls e telões. Além de contar com três unidades móveis de geração e produção via satélite.

 Online

Disponível no WMP.[1]

Programação

 Jornalismo

A Canção Nova possui um amplo prédio voltado para a produção de telejornais, documentários, cobertura de eventos da comunidade da Canção Nova e da Igreja Católica no Brasil e no mundo. O prédio conta com estúdio equipado para a produção de telejornais, cenário virtual e um estúdio panorâmico. Os jornalísticos são: "Canção Nova Notícias", "Flash Jornalismo", "Repórter Canção Nova", "Em Pauta".
Nas Eleições 2010, a Canção Nova fez uma ampla cobertura das eleições, transmitindo, inclusive, o discurso da vencedora, Dilma Rousseff, algo que outras emissoras maiores, como o SBT, não fizeram.
TV Canção Nova Internacional
A TV dispõe ainda de satélites de distribuição e contribuição, como o Brasilsat B1 e Brasilsat B3 e o NSS-806, que transmite o material produzido no Brasil e distribui para toda América do Norte, América do Sul e parte da Europa. Podendo ser vista desde setembro de 2005 por todas as regiões da Europa, através do HOT BIRD, um dos maiores distribuidores do mundo, que abrange 45 milhões de receptores e oferece a programação católica em canal livre. Em 2008 a emissora inaugurou um novo canal de transmissão na Ásia em parceria com a SatLink no satélite AsiaSat 2, alcança todo o continente Asiático, Egito, Austrália e Nova Zelândia.

 TV Canção Nova de Portugal

No ar desde o dia 11 de Maio de 2001. A TV Canção Nova em Portugal tem uma programação diversificada com programas do Brasil, de Portugal e transmissões ao vivo. Alguns programas: "Santuário J", com o padre Borga; "Mãos Unidas", com Sandra Dias e José Carlos (Com. de Aliança CN); "Fátima Hoje", com padre Luís Kondor; "Gente de Fé", com padre Fernando Santamaria (Com. de Vida CN); Terço ao vivo da Capelinha das Aparições, Santa Missa ao vivo do Santuário de Fátima. Em Portugal, a TV Canção Nova Portugal é transmitida através do satélite Hot Bird 6 - Transponder 13, Este, Frequencia 11.179Mhz, Polarização horizontal, Symbol rate 27.500, FEC 3/4. Também está disponível para os clientes ZON TVCabo por cabo com equipamento digital (power box, ZON BOX HD+DVR ou ZON BOX HD+) nas zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Margem Sul do Tejo e Azambuja. Está ainda disponível para os clientes de equipamento digital da Cabovisão. Por ADSL está disponível em alguns pacotes do Clix TV.

 Projetos

Com a avanço da TV Digital no Brasil, a emissora têm se preparado para as novas tecnologias, sendo que hoje a sua sede já conta com quase todos os equipamentos digitais, só restando as câmeras alta definição (HD).
Também está em projeto a adaptação de dois amplos galpões em um terreno pertencente a comunidade, próximo a sede, para se tornarem estúdios equipados para transmissão em rede: um estúdio para a produção de programas infantis e outro para a teledramaturgia. Com essa estrutura a emissora produzirá, a partir dos próximos anos, telenovelas e ampliará sua faixa de programas voltadas ao público infantil.
Em 2008 a TV Canção Nova instalou estúdios na capital mineira, Belo Horizonte, e nos próximos anos iniciará as transmissões de telejornais e programas locais para essa praça.

46 - A Resposta Católica: Concilio Vaticano II e a liberdade religiosa

Vaticano pede maior cuidado com as mães soropositivas

 
O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, discursou nesta sexta-feira, 22, na abertura da 8ª Conferência Internacional sobre a Aids, realizada no Instituto San Gallicano, em Roma .

Em seu discurso, o secretário de Estado afirmou que a mortalidade materna na África está, em grande percentual, ligada à Aids. Para ele, não é possível tolerar a morte de tantas mães e pensar que milhares de crianças formarão uma geração perdida.

“A Igreja, presente nos países onde se manifesta tal pandemia, está muito preocupada com este verdadeiro drama do nosso tempo. É um drama que estraga tantas vidas humanas, debilita toda a sociedade e queima o futuro. É preciso fazer mais! Quanto mais infecções prosseguirem entre as mulheres, que são o pilar das famílias e das comunidades, maior será o risco de um colapso social de muitos países. A doença das mulheres, das crianças, dos homens torna-se doença de toda a sociedade”, salientou.

O cardeal recordou que atualmente cerca de 30% dos centros de tratamento de HIV/AIDS no mundo são católicos e destacou as principais ações da Igreja neste âmbito: a promoção de campanhas de sensibilização, programas de prevenção e educação sanitária, cuidado com os órfãos, distribuição de medicamentos e alimentos, assistência domiciliar, hospitais, centros, comunidades terapêuticas e de assistência ao doente, colaboração com os governos, cuidado com os carcerários, cursos de catequese, elaboração de sistemas de ajuda pela internet e instituição de grupos de apoio ao doente.

“Gostaria, na presença de tantos ministros influentes e responsáveis da saúde, de fazer um apelo à comunidade internacional, aos Estados e aos doadores: forneçamos logo, aos doentes de AIDS, um tratamento gratuito e eficaz! Que seja concentido o acesso universal à saúde! Façamos a partir das mães e das crianças”, enfatizou.

Em nome do Papa Bento XVI, Dom Bertone pediu pelos tantos sofredores e doentes que não têm voz pedindo mais empenho para responder às necessidades.

O secretário de Estado salientou que estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que o acesso universal ao tratamento é possível de ser alcançado, cientificamente e economicamente.

“Não é uma utopia: é possível Na África como na Europa, temos o dever de chegar a todas as mulheres grávidas soropositivas, administrar a terapia anti-retroviral, que possa dar à luz uma criança livre de AIDS e fazê-la crescer com acompanhamento materno”, reforçou.

Por fim, Dom Bertone afirmou que não é possível conceber um acesso ao tratamento para todos sem considerar a fraqueza - inclusive econômica - da maioria dos povos africanos e mulheres. Há necessidade de acesso gratuito aos cuidados.



Papa dedica Angelus a João Batista


Neste domingo, 24, a Igreja Católica celebra a solenidade do Nascimento de São João Batista. Com exceção da Virgem Maria, João Batista é o único santo a quem a liturgia celebra o nascimento e isso acontece, como explica o Papa Bento XVI, porque ele está intimamente ligado ao mistério da Encarnação do Filho de Deus.

O Santo Padre dedicou então, o Angelus deste domingo a João Batista, que foi o percursor de Jesus.

“Os quatro Evangelhos dão grande destaque à figura de João Batista, aquele profeta que conclui o Antigo Testamento e inaugura o Novo, indicando em Jesus de Nazaré o Messias, o Consagrado do Senhor”, ressalta Bento XVI.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI – 24/06/2012

O próprio Jesus fala de João Batista dizendo: “É dele que está escrito: ‘Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior que ele” (Mt 11,10-11).

E animado pelo Espírito Santo, Zacarias assim falou sobre a missão do filho: “E tu, menino, serás profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados” (Lc 1,76-77).

“Tudo isso se manifestou trinta anos depois, quando João começou a batizar no rio Jordão, chamando as pessoas para se preparar, com aquele gesto de penitência, à eminente vinda do Messias”, explicou o Pontífice.

Por isso, João é chamado de “Batista”, isto é “Batizador” (cfr Mt 3,1-6). E um dia, o próprio Jesus vai até João para se deixar ser batizado. João primeiramente se negou, mas depois concorda, e vê o Espírito Santo posar sobre Jesus e ouve a voz do Pai celeste que o proclama Seu Filho (cfr Mt 3,13-17).

“Mas a sua missão não estava ainda cumprida: pouco tempo depois, ele foi convidado a preceder Jesus também na morte violenta: João foi decapitado na prisão do rei Erodes e, assim deu pleno testemunho do Cordeiro de Deus, que primeiro reconheceu e anunciou publicamente”, destaca Bento XVI.

Bento XVI agradece doações recebidas que ajudarão necessitados



Em toda Itália se celebra neste domingo, 24, o Dia da Caridade do Papa. Todas as ofertas recolhidas neste dia serão destinadas as obras de misericórdia assistidas pelo Papa Bento XVI.

O evento é promovido pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) em colaboração com o Óbolo de São Pedro, um sistema de arrecadação de donativos onde os fieis oferecem ajuda econômica diretamente ao Santo Padre, para a manutenção da Igreja e para ajudar no auxilio aos mais necessitados.

Na manhã deste domingo, depois da proclamação do Angelus, o Pontífice agradeceu pelas doações que sempre recebe.

“Queridos irmãos e irmãs, na Itália acontece hoje o Dia para a Caridade do Papa. Agradeço todas as comunidades paroquiais, as famílias e cada fiel por vosso apoio constante e generoso, que vai beneficiar muitos dos nossos irmãos em necessidade”, disse aos fiéis reunidos na Praça São Pedro.

O Santo Padre também recordou que
nesta segunda-feira, 25, ele visitará os lugares mais atingidos pelo terremoto no norte da Itália.

“A este propósito, recordo que depois de amanhã, se Deus quiser, farei uma breve visita nas regiões atingidas pelo recente terremoto no norte da Itália. Gostaria que fosse sinal da caridade de toda a Igreja e, por isso, convido a todos para me acompanhar em oração”, pediu.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EAD Século 21 - Bíblia, aula 02 - As divisões da Bíblia

Papa recebe presidente de Montenegro

Na manhã desta quinta-feira, 21, o Papa Bento XVI recebeu o Presidente de Montenegro, Filip Vujanovic. Em seguida, o presidente se encontrou com o secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, encontro que foi acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.
O principal objetivo da visita foi a troca de Instrumentos de Ratificação do Acordo de Base entre Santa Sé e Montenegro, realizada pelo Cardeal Bertone e o presidente Vujanovic ao final do encontro, colocando o acordo em vigor. O documento havia sido assinado em 2011, estabelecendo, no âmbito civil, a personalidade jurídica pública da Igreja Católica e reconhecendo as suas principais instituições, bem como a liberdade e a independência na atividade apostólica e na regulamentação das matérias de competência específica da Igreja.

Também foram reconhecidas as liberdades de culto e de ação nos âmbitos cultural, educativo, pastoral e caritativo. O acordo foi considerado como um sinal de consolidação do Estado de Direito e dos princípios democráticos nos quais o Estado de Montenegro deseja fundamentar o próprio futuro.
Montenegro é uma pequena república situada nos Balcãs, independente desde 2006, quando um referendo popular decidiu pela sua separação da Sérvia. Em 3 de junho daquele ano, portanto, o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, obtendo o reconhecimento das Nações Unidas no dia 28 do mesmo mês. Atualmente, Montenegro está em pré-negociação para a sua entrada na União Europeia, no que é apoiado pela Santa Sé. (ED)

Site, hino e logo oficial do Ano da Fé são apresentados no Vaticano



Nesta quinta-feira, 21, o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, apresentou, numa coletiva de imprensa no Vaticano, algumas novidades para o Ano da Fé, em especial o lançamento do site, do hino e do logo oficial.
No logo, a Igreja é representada por um barco, o mastro é uma cruz que iça as velas que formam o trigrama do nome de Cristo (IHS), e ao fundo, o sol associado ao trigrama remete à Eucaristia.
No hino, o refrão “Credo, Domine, adauge nobis é fidem” é uma invocação a Deus para que aumente a fé. Já o site oficial, www.annusfidei.va, está disponível primeiramente em inglês e italiano.

“O Ano da Fé,
antes de tudo, pretende sustentar a fé de tantos crentes que no cansaço cotidiano não cessam de confiar, com convicção e coragem, a própria existência ao Senhor Jesus”, salientou Dom Rino.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Intervenção de Dom Fisichella sobre o Ano da Fé

Para o presidente do dicastério, a proposta deste Ano, se encaixa num contexto amplo, marcado por uma crise generalizada que afeta também a fé.

“A crise de fé é expressão dramática de uma crise antropológica que deixou o homem a si mesmo; por isso se encontra hoje confuso, sozinho, à mercê de forças que nem sequer conhecem o rosto, e sem uma meta a qual direcionar sua existência”, disse.

Assim, o Ano da Fé pretende ser um percurso que a comunidade cristã oferece a tantos que vivem com saudade de Deus e com o desejo de encontrá-Lo de
novo. Dom Rino salienta que é necessário, portanto, que os fiéis sintam a responsabilidade de oferecer a companhia da fé e se tornem próximos àqueles que perguntam a razão da nossa crença.

Nos primeiros dias de setembro será publicado, nos diversos idiomas, o Subsídio Pastoral “Viver o Ano da Fé” e uma pequena réplica da figura de Cristo, que se encontra na Catedral de Cefalù, na Sicília, Itália, será entregue a peregrinos e fiéis em várias partes do mundo.

“No verso, está escrito Profissão de Fé. Um dos objetivos do Ano da Fé, de fato, é fazer do Credo a oração cotidiana aprendida de cor, como era costume nos primeiros séculos do cristianismo”, conta Dom Rino.


Grandes eventos

A solene abertura do Ano da Fé será na Praça São Pedro, no dia 11 de outubro, com a presença de todos os Padres Sinodais, dos Presidentes das Conferências Episcopais do mundo e dos Padres conciliadores ainda vivos que puderem ir.

No dia 21 de outubro serão canonizados seis mártires e confessores da fé. “Vamos, portanto, refletir e rezar para que estes testemunhos de heroísmo sejam colocados na Igreja como exemplos de fé vivida”, ressalta o arcebispo.

Já no dia 2 de fevereiro, haverá uma celebração dedicada aos consagrados e no dia 24 de março, Domingo de Ramos, será, como sempre, dedicado aos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude.

O domingo 28 de
abril será dedicado aos Crismandos. Nesse dia, o Papa ministrará o Crisma a um pequeno grupo de jovens. E o dia 5 de maio será dedicado à celebração da fé na piedade popular.

Na festa de Corpus Christi, no domingo, 2 de junho, haverá a Solene Adoração Eucarística que acontecerá ao mesmo tempo em todo mundo.

O dia 16 de junho será dedicado a promoção da vida e defesa da dignidade humana desde o primeiro instante até seu fim natural.

No dia 7 de julho acontecerá uma celebração conclusiva da peregrinação de seminaristas, noviças e noviços, na Basílica de São Pedro.

A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que acontecerá de 23 a 28 de julho, será "um alegre encontro para dizer a todos a importância da fé".

O dia 29 de setembro será dedicado, em particular, aos Catequistas. O domingo 13 de outubro, por sua vez, será dedicado a Virgem Maria.

E no dia 24 de novembro, em fim, será celebrada a jornada conclusiva do Ano da Fé.


Eventos artísticos

Neste Ano da Fé ainda não faltarão eventos artísticos, os principais serão uma Mostra de Arte e um Concerto, o primeiro acontece no Castelo de Santo Ângelo, de 7 de fevereiro a 1º de maio, e o último será na Praça São Pedro, no dia 22 de junho.

Rede de Informática da Igreja no Brasil é apresentada aos bispos



Padre Clovis Andrade, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, apresentou aos bispos do Conselho Permanente a Rede de Informática da Igreja no Brasil, RIIBRA.

O padre destacou os projetos da RIIBRA, como o Episcopo.Net, que é uma plataforma para os bispos do Brasil, da América Latina e Caribe para interação entre eles. Nesta plataforma haverá um correio eletrônico próprio, um disco virtual para armazenamento de dados e possibilidade da realização de videoconferências.
Outro grande projeto é a formação e capacitação de agentes nas dioceses, paróquias para as novas mídias.
“O grande desafio não é como usar as redes sociais, mas como estar nas redes sociais”, disse padre Clovis, citando o integrante do Pontifício Conselho para as Comunicações, padre Antônio Spadaro.
“Outro projeto que trabalhamos é sobre a Catequese e Novas Mídias, na formação de catequistas com ensino a distância, auxiliado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e catecismo interativo, por meio dos smartphones e tablets”, divulgou o padre Clovis.
A pedido do Pontifício Conselho para as Comunicações, a Comissão para a Comunicação da CNBB está também fazendo um mapeamento de conectividade do Brasil. “Queremos identificar a presença da Igreja na Rede; integrar e fortalecer iniciativas já existentes e desenvolver projetos de inclusão digital onde estão deficitárias”, explicou o assessor da CNBB.
Guiacatólico.com
Apresentando uma nova plataforma de busca de dados estatístico da Igreja católica no Brasil, o senhor Fábio Castro, da empresa de comunicação especializada no segmento católico, PromoCat Marketing Integrado, apresentou aos bispos o “Guia Católico”.
Segundo Fábio, o Guia Católico é a proposta de unificação, informatização e comunicação de dados da Igreja Católica no Brasil, que está sendo feito pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Investigação Social (CERIS) em conjunto com a PromoCat.
O Portal GuiaCatólico.com, segundo informações em seu site, é o maior centro de buscas sobre a presença da Igreja no Brasil. Baseado nas informações do Censo Anual da Igreja Católica – Caic-BR, sua atualização é permanente. Este novo sistema, sob responsabilidade da Promocat, permite uma integração direta entre todos os membros cadastrados. Por meio do Portal de buscas, o usuário encontra todas as informações sobre a Igreja no Brasil, tanto da estrutura jurídica (dioceses, paróquias, institutos, etc.), como também das pessoas físicas (bispos, padres, religiosas, diáconos, etc.). Há também uma rede social e outras ferramentas para a expansão da comunicação entre as células católicas.
De acordo com Fábio, o Guia Católico também atinge os leigos engajados nos movimentos e pastorais da Igreja. As atividades estatísticas do CERIS também são administradas por este sistema, além disso, são fornecidos dados para pesquisas quantitativas e qualitativas de forma mais apurada e atenta a realidade de cada um dos 17 Regional da CNBB e suas dioceses.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EAD Século 21 - Bíblia, aula 01 - Os primeiros passos para conhecer a Bí...

Conheça os desafios e contribuições da juventude carismática

 
Um encontro para celebrar, partilhar e mostrar ao mundo a cara da juventude carismática católica. A Renovação Carismática Católica (RCC) está organizando o primeiro Encontro Mundial de Jovens, que será realizado de 10 a 15 de julho em Foz do Iguaçu (PR). O evento traz como tema “Em Jesus, as nações porão sua esperança” (cf. Mt 12,21), e constitui uma preparação para o Jubileu de Ouro da RCC no mundo, data que será comemorada em 2017.

O assessor nacional para a Renovação Carismática, Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém (Pará), disse que a RCC é relativamente nova e que estes primeiros anos ajudaram-na a se tornar uma presença significativa na Igreja.

“Isso com muita humildade, sabendo que tem um lugar próprio, sem pretender ser melhor do que os outros, mas assumindo
sempre a tarefa de formar apóstolos da Efusão do Espírito Santo”, disse.

Mesmo sendo relativamente jovem, a Renovação vem alcançando resultados ao
longo desses quase 50 anos de atuação. De acordo com Dom Alberto, o fruto mais importante que se espera de um movimento de Igreja é a contribuição para o crescimento espiritual de seus membros, edificação de Comunidades Vivas e também para o crescimento do Reino de Deus.

“A RCC tem vivido bem sua missão. Além disso, onde existe vivência do Evangelho, nasce a prática da caridade e do serviço sincero aos irmãos, sobretudo os mais pobres, o que a RCC tem feito e deve continuar a fazer”.

Juventude

Além de iniciar as comemorações para os 50 anos da Renovação Carismática, o evento também coloca em evidência a juventude carismática. O coordenador do Ministério Jovem da RCC, Márcio Zolin, explicou que os jovens carismáticos são pessoas maduras na fé, jovens corajosos, missionários, que deram uma resposta ao chamado que lhes foi feito.

“É uma juventude que está dando uma resposta ao “ide”: Ide e anunciai o Evangelho. Então, é um perfil de uma juventude comprometida, que diz, verdadeiramente, o seu sim para Jesus e é livre para viver o chamado de Deus na sua vida. Não é mais uma juventude que assiste, mas que é protagonista”.

O coordenador acredita que este vai ser um encontro profético para o Brasil e para o mundo todo. Ele informou que o número de participantes já é grande, faltando ainda um mês para o evento, o que mostra uma resposta não só de um compromisso da juventude, mas de esperança.

“Jesus é a esperança para todas as nações e a juventude está dando uma esperança de que virão tempos novos em que Jesus vai ser honrado, quando Sua cruz se levantará para as nações e, com certeza, um novo tempo de evangelização vai começar”, enfatizou.
Desafios

Márcio Zolin acredita que o engajamento desses jovens, hoje, na Igreja, pode ser considerado satisfatório, tendo em vista que tem mudado realidades na sociedade. Ainda assim, ele vê que o Cristianismo, hoje, está muito descaracterizado e se vive num mundo em que é difícil ser cristão, o que constitui uma dificuldade para atrair mais jovens para essa participação ativa na Igreja.

“Hoje, o 'ser cristão' é moldado, pintado como algo medíocre que descaracteriza o Cristianismo. Os nossos jovens são formados assim, cheios de preconceito quanto ao ser cristão, a viver o Cristianismo. O grande desafio é que estamos contra a maré, então, temos de ser fiéis”.

Diante de dificuldades como essa, Dom Alberto ressaltou que a Renovação Carismática tem como grande desafio a consolidação de sua presença, trabalhando mais e melhor na formação de seus membros.

Em relação ao apelo para que os jovens manifestem sua força na Igreja, principalmente tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude 2013, o arcebispo enfatizou que a juventude carismática tem de oferecer aquilo que lhe é próprio: “a experiência dos carismas, a formação no espírito de oração e participação em todas as iniciativas das dioceses”.