Pastoral do Acolhimento

Pastoral do Acolhimento
" Acolher uns aos outros como Cristo nos acolheu, para a glória de Deus." Rm 15,7

Tv Canção Nova

TV da Canção Nova

terça-feira, 6 de março de 2012

Postulador explica detalhes para beatificação de freira mineira



Os trabalhos para o início do processo de beatificação de madre Tereza Margarida do Imaculado Coração de Maria já começaram. A solenidade de abertura, realizada na Igreja Matriz de Três Pontas (MG), mobilizou centenas de pessoas, entre amigos, familiares e conhecidos da freira. O Postulador da causa, doutor Paolo Vilotta, explicou os próximos passos que devem ser seguidos para a beatificação.

Solenidade de abertura dos trabalhos para início do processo de beatificação de Madre Tereza Margarida, carinhosamente chamada de Nossa Mãe. A solenidade foi realizada no dia 4 de março, em Três Pontas (MG)
18 fotos | 162 visualizações
itens são de 05 de Mar de 2012.

Irmã Elisabeth em reflexão junto aos restos mortais de madre Tereza MargaridaCapela no Carmelo São José com vista parcial do lugar onde as irmãs ficam enclausuradasImagem de Nossa Mãe quando ela fundou o Carmelo São José em Três PontasIrmãs Vania e Elizabeth rezam aos pés dos restos mortais de Nossa Mãe
Restos mortais de Nossa Mãe sendo conduzidos para a Igreja Matriz de Três PontasDona Mariana Marques Machado irmã de sangue de madre Tereza MargaridaUrna de madeira onde foram colocados os restos mortais de madre Tereza Margarida para serem levados à Igreja Matriz
Irmãs carmelitas saindo para a procissão. É a segunda vez que elas saem da clausura.Religiosos preparam a retirada dos restos mortais de Nossa Mãe para a procissãoDom Diamantino preside a celebração de abertura dos trabalhos para o processo de beatificação de Nossa Mãe
Igreja Matriz em Três Pontas, onde foi realizada a solenidade de abertura dos trabalhos para o processo de beatificação da Serva de DeusIgreja cheia durante a celebração de Dom DiamantinoPopulação acompanha passagem dos restos mortais de Nossa Mãe no início da procissão
Quadro com a imagem de Nossa Mãe, fixado no interior do Carmelo
Oração pela beatificação da Serva de DeusPúblico visita os restos mortais de Nossa Mãe, já na Igreja MatrizMural com fotos das irmãs do Carmelo, com destaque para a imagem de Nossa Mãe



De acordo com Vilotta, uma das etapas do processo é a diocesana, em que o bispo nomeia duas comissões investigativas. “Um tribunal serve para o depoimento das testemunhas. Depois, o bispo faz outra nomeação, que é da Comissão Histórica, que serve para a pesquisa da documentação sobre a Serva de Deus: documentos pessoais, histórias dela, onde ela ficava, desde que era pequena até o seu falecimento”, explicou.

Ele completou dizendo que, quando essas duas comissões encerram seus trabalhos, o processo entra na fase romana, quando todos os documentos são enviados para Roma e realiza-se outro estudo para constatar as virtudes da Serva de Deus.

Motivação pessoal

Dr. Paolo Vilotta também contou que se sente muito honrado por ser o postulador dessa causa. “É uma emoção muito grande porque se trata de uma personalidade nova, acho mais importante porque é aberta ao mundo, embora seja uma irmã de clausura”.

 
O postulador ressaltou os aspectos que, para ele, são os mais impressionantes na história de madre Tereza Margarida: sua espiritualidade, sua humildade e seu amor com o próximo. Para ele, a riqueza que parte não só das irmãs do Carmelo, mas de todo o povo de Três Pontas, da diocese e também de outros lugares fora da diocese, levantam um questionamento.

“Como pode uma irmã de clausura se fazer conhecer por todo o povo que está fora da clausura? Eu acho que essa é uma coisa mais importante e bela da espiritualidade. Ela abrir, primeiramente, o coração dela a todo o povo que vinha aqui para rezar com ela, com a comunidade”, enfatizou.

Início dos trabalhos

Os trabalhos para o processo de beatificação de madre Tereza Margarida tiveram início no último domingo, 4, com uma Missa presidida pelo bispo da diocese de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho.

Após a Missa, os restos mortais de madre Tereza Margarida, carinhosamente chamada de Nossa Mãe, foram levados de volta, em procissão, até o Carmelo São José. As irmãs carmelitas, que pela segunda vez saíram da clausura, acompanharam a procissão junto com demais religiosos e fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário