Oração a São Miguel Arcanjo Pequeno Exorcismo feito pelo Papa São Leão XIII [que deve ser rezado diariamente] †São Miguel Arcanjo†, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Pastoral do Acolhimento
" Acolher uns aos outros como Cristo nos acolheu, para a glória de Deus." Rm 15,7
sábado, 31 de março de 2012
Bento XVI envia mensagem a detentos de Roma

O Papa Bento XVI quis se fazer próximo a todos os encarcerados de Roma, às portas da semana santa. O Santo Padre visitou o cárcere de Rebbibia, que fica localizado na capital italiana em 18 dezembro de 2011, e agora, reforçou na mensagem publicada nesta sexta-feira, 30, por ocasião da Via Sacra realizada hoje mesmo presídio, o que disse quando esteve com os detentos.
"Recordo os rostos que encontrei e as palavras que escutei, as quais me me tocaram profundamente", disse o Papa
O que tocou o Santo Padre foi o fato de muitos presos terem dito a ele, que o mais difícil para eles, era estarem longe da família.
A cruz da via sacra foi conduzida por 14 visitantes, enquanto que os comentários, foram proferidos por 3 detentos. O Papa concentrou sua reflexão sobre a possibilidade de reabilitação dentro do sistema prisional.
"O cárcere serve para reerguer-se depois da queda, para reconciliar-se consigo mesmo, com os outros e com Deus para poder depois voltar para a sociedade. Temos o exemplo de Jesus que nos faz entender que Ele viveu a nossa condição humana, o peso dos nossos pecados o fizeram cair", ressaltou.
Bento XVI concluiu dizendo aos detentos de Rebibbia para não desanimarem diante das mais duras provas.
"Não tenhamos medo de percorrer a nossa via crucis, de levar a nossa cruz junto com Jesus. Ele está conosco", concluiu.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Réplica da Cruz Peregrina é grande diferencial no Bote Fé Caxias

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ícone de Nossa Senhora continuam sua peregrinação pelo Brasil. Neste sábado, 31, os símbolos da JMJ chegam à diocese de Caxias, no Maranhão. Para a ocasião, a igreja local afirma estar preparando uma surpresa.
Além da tradicional caminhada com a Cruz, Missa e o show, a grande novidade do Bote Fé em Caxias é a construção de uma réplica da Cruz peregrina para a cidade. Trata-se de uma cruz de madeira, medindo 3, 80 metros de altura por 1,75 de comprimento, que será carregada por milhares de pessoas, dos mais diversificados segmentos da sociedade.
O bispo de Caxias, Dom Vilson Basso, afirmou que uma multidão de fiéis é esperada para o Bote Fé na diocese. "Através da chegada das relíquias da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, a Igreja Católica quer se unir a todos os segmentos da sociedade com o fim de resgatar os valores na família cristã e trazer uma nova mensagem de esperança para os jovens de todo o mundo", afirmou.
Sobre a Cruz
Em 1984, o Papa João Paulo II entregou pela primeira vez aos jovens a Cruz Peregrina, para que a levassem a todo o mundo, em cada local e em cada tempo, atravessando gerações, fronteiras e limites geográficos, políticos e de fé, proporcionando a muitos jovens um encontro pessoal com Cristo.
Ao entregá-la aos jovens, João Paulo II pronunciou estas palavras: "Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".
Semana Missionária antecipará festividades da JMJ Rio 2013

Com a proposta de levar os jovens peregrinos estrangeiros para uma vivência mais profunda em sua realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil, a Semana Missionária antecipará as festividades da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Entre os dias 17 e 20 de julho de 2013, todas as dioceses do Brasil seguirão uma programação comum sob três vertentes: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. E isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.
“Há todo um esforço para preparar bem esta Semana Missionária com os próprios fiéis da diocese: envolvimento na formação de grupos de voluntários, acolhida dos peregrinos, entre outros aspectos que são demandados para estes dias”, conta o diretor do Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Gonçalves.
Peregrinação da cruz e do ícone mariano
Durante o Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, que acontece em Rocca di Papa, Itália, foi apresentado o Bote Fé, evento que tem levado a cruz e o ícone mariano, símbolos das JMJs, por todo o Brasil.
“Por onde os sinais passam, vemos um rastro de testemunhos emocionados e de experiências positivas. O próprio Pontifício Conselho para os Leigos, onde fica o Comitê Central no Vaticano, está surpreso da maneira como isso tem gerado repercussão em cada estado do país”, salienta padre Jefferson.
Segundo ele, “nunca na história das jornadas a Cruz e do Ícone de Nossa Senhora foram conduzidos por tantos jovens num país, chegando hoje a mais de um milhão deles”, isso porque os símbolos ainda não percorreram a metade do caminho a ser cumprido.
O encontro em Rocca di Papa que reúne delegações do mundo todo, termina neste domingo, 1º de abril. Na segunda-feira, 2, será realizada uma coletiva de imprensa, no Vaticano, para apresentar novos detalhes da JMJ Rio 2013.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Domingo de Ramos é dia da Coleta Nacional da Solidariedade

Neste domingo, 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém.
É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.
Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.
Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.
De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.
Bento XVI chega ao Vaticano após viagem ao México e Cuba

A visita do Papa ao México e Cuba terminou na manhã desta quinta-feira, 29, com a chegada de Bento XVI ao aeroporto militar de Ciampino, em Roma. O Boeing 777 da Alitalia, com o Pontífice e sua comitiva a bordo, proveniente de Havana, aterrissou às 10h35, horário de Roma (5h35 de Brasília).
Ainda do avião, Bento XVI enviou um telegrama saudando o presidente Nicolas Sarkozy, ao sobrevoar a França, e pediu a Deus que abençoe o país. O Santo Padre também enviou uma mensagem ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, na qual destacou o encontro com os numerosos fiéis do México e Cuba, e assegurou "uma especial oração para o bem, serenidade e prosperidade de toda amada nação italiana, ao qual envio afetuosamente minha afetuosa benção".
Em Roma, o Papa foi recebido por várias autoridades, inclusive os embaixadores do México e de Cuba junto à Santa Sé, e uma mensagem de boas-vindas do Presidente da República Italiana.
“Sua elevada mensagem pastoral terá grande repercussão em meio aos povos que o receberam com tanto carinho. E também o seu fraterno encorajamento a progredir no caminho da democracia em vista de um verdadeiro progresso, inspirado nos valores da pessoa humana”, afirma Giorgio Napolitano.
Leia mais
Comitiva do Santuário de Fátima visita Aparecida

O Santuário de Aparecida recebe nesta quinta-feira, 28, uma comitiva do Santuário de Fátima, localizado em Portugal, que visita a Basílica para trocar experiências sobre acolhimento e evangelização.
A visita faz parte da divulgação dos destinos nos dois países: Brasil – Portugal. O grupo português foi acolhido pelo reitor do Santuário, padre Darci Nicioli.
No roteiro estão inclusos visitas aos espaços do Santuário e um encontro com o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é um dos destinos mais procurados no Brasil. Mais de 8 milhões de fiéis, turistas e romeiros a visitam durante o ano.
Leia mais
Arquidiocese de Brasília celebra Missa para pessoas com Deficiência

A arquidiocese de Brasília, juntamente com a Comissão Justiça e Paz, convida toda a comunidade a participar da 6ª Celebração Eucarística para Pessoas com Deficiência.
A Missa será celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, neste sábado, 31, às 17h na Catedral Metropolitana de Brasília.
Além dos paroquianos, membros de pastorais e movimentos e leigos, foram convidados também a promotoria de justiça, diretoria de ensino especial e outras instituições que trabalham em prol das pessoas com deficiências.
A Missa é fruto da Campanha da fraternidade realizada no ano de 2006 que tinha como tema "Fraternidade e Pessoas com Deficiências e lema: Levanta-te, vem para o meio!". Desde então a celebração acontece todos os anos.
Essa campanha de 2006, segundo o presidente da Comissão Justiça e Paz, Hélio José da Silva, “constituiu uma referência para que no período da quaresma a Arquidiocese de Brasília realizasse uma Celebração Eucarística de Ação de Graças pelos avanços e conquistas em relação à dignidade e direitos das pessoas com deficiências perante a sociedade do Distrito Federal”.
Vaticano apresentará novos detalhes sobre a JMJ Rio 2013

Na próxima segunda-feira, 2, o Pontifício Conselho para os Leigos, órgão vaticano que coordena as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJs) apresentará novas informações para a JMJ Rio 2013.
A coletiva de imprensa está marcada para às 11h30, horário de Roma (6h30 em Brasília), na Sala João Paulo II e será conduzida pelo presidente do dicastério Cardeal Stanislaw Rylko, pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Desde a quarta-feira, 28, todos os responsáveis pelas JMJs estão reunidos no Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, em Rocca di Papa, que fica na grande Roma, Itália.
Cerca de 350 pessoas de 98 países, entre elas representantes de 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos, estão neste encontro que termina no domingo, 1º de abril.
De acordo com o coordenador da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado, no primeiro dia de trabalhos do encontro, os representantes da JMJ de Madri apresentaram sua avaliação do evento realizado em agosto de 2011.
Nesta quinta-feira, 29, será a apresentação da Jornada do Rio de Janeiro e na sexta-feira, 30, terceiro dia do encontro, haverá um estudo em nível mundial sobre a presença da Igreja junto aos jovens, hoje a chamada Pastoral Juvenil.
Na Missa do Domingo de Ramos, presidida pelo Papa Bento XVI, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, Diácono Arnaldo Rodrigues, servirá na Celebração. A Missa será transmitida às 4h30 (horário de Brasilia) pela TV Canção Nova.
Alguns representantes da delegação da Comissão Organizadora Local (COL) chegaram antes a Roma, na quinta-feira, 22, para uma série de compromissos. Segundo padre Márcio Queiroz, diretor do Setor de Comunicação, eles visitaram diversas congregações e todos os organismos que estão diretamente ligados à JMJ, além do sistema de comunicação do Vaticano e o Pontifício Conselho para as Comunicações.
“Graças a Deus temos tido bons resultados nesses encontros. Todos demonstram muita alegria em nos receber e estão dispostos a colaborar conosco nessa empreitada para a Jornada Mundial da Juventude”, ressaltou padre Queiroz.
Jantar na embaixada brasileira
Padre Zezinho também está no encontro das lideranças juvenis em Roma e conduzirá a ‘festa’ brasileira durante o evento. Está prevista para esta sexta-feira, 30, uma apresentação, depois do jantar promovido pela embaixada brasileira junto a Santa Sé.
No show, padre Zezinho cantará em seis idiomas e a plateia será composta por delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Mudança em Cuba e no mundo só acontecerá pelo amor, enfatiza Papa

“Cuba e o mundo precisam de mudanças, mas estas só terão lugar se cada um estiver em condições de se interrogar acerca da verdade e se decidir a enveredar pelo caminho do amor, semeando reconciliação e fraternidade”, afirmou o Papa Bento XVI durante sua homilia na Missa celebrada na Praça da Revolução em Havana, Cuba, na manhã desta quarta-feira, 28.
Aos mais de 300 mil fiéis cubanos presentes, que o receberam com o canto “Tu és Petrus”, Bento XVI disse que, ao ressaltar os valores que sustentam a ética, o cristianismo não impõe mas propõe o convite de Cristo para conhecer a verdade que torna os homens livres.
“Queridos amigos, não hesiteis em seguir Jesus Cristo. Nele encontramos a verdade sobre Deus e sobre o homem. Ajuda-nos a superar os nossos egoísmos, a sair das nossas ambições e a vencer o que nos oprime”, disse.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Homilia Papa - Missa na Praça da Revolução em Cuba - 28/03/2012
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa a Cuba
Liberdade religiosa
O Papa salientou ainda que a Igreja vive para partilhar com os outros a única coisa que possui: o próprio Cristo, esperança da glória (cf. Col 1, 27).
“Para realizar esta tarefa, é essencial que ela possa contar com a liberdade religiosa. Há que reconhecer, com alegria, os passos que se têm realizado em Cuba para que a Igreja cumpra a sua irrenunciável missão de anunciar e publicar abertamente a sua fé. Mas é preciso avançar ulteriormente. E desejo encorajar as instâncias governamentais da Nação a reforçarem aquilo que já foi alcançado e a prosseguirem por este caminho de genuíno serviço ao bem comum de toda a sociedade cubana”, reforçou.
Para o Pontífice, o direito à liberdade religiosa, tanto na sua dimensão individual como comunitária, manifesta a unidade da pessoa humana, que é simultaneamente cidadão e crente, e legitima também que os fiéis prestem a sua contribuição para a construção da sociedade.
“O seu reforço consolida a convivência, alimenta a esperança de um mundo melhor, cria condições favoráveis para a paz e o desenvolvimento harmonioso, e ao mesmo tempo estabelece bases firmes para garantir os direitos das gerações futuras”, destacou.
Bento XVI enfatiza que quando a Igreja põe em relevo o direito à liberdade religiosa, não está a reivindicar qualquer privilégio, pretende apenas ser fiel ao mandato de Jesus, consciente de que, onde se torna presente Cristo, o homem cresce em humanidade e encontra a sua consistência.
Vaticano aprova nova bênção para crianças no útero

A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) informou, em um comunicado oficial, que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu sua aprovação ao novo rito de "Benção de uma criança no útero".
A notícia foi divulgada nessa segunda, 26, Solenidade da Anunciação do Senhor. A bênção foi redigida pelo Comitê do Culto Divino da Conferência de bispos católicos dos EUA, ao constatar que não havia um rito aprovado para tal fim.
O secretário do Comitê de atividades Pró-vida da Conferência episcopal norte-americana, Cardeal Daniel DiNardo. manifestou sua alegria ao comunicar a notícia: "Estou impressionado pela beleza da vida humana no útero", comentou.
"Não poderia pensar em um melhor dia para anunciar essa notícia que a festa da Anunciação, quando recordamos o ‘Sim’ de Maria a Deus e a Encarnação dessa Criança nela, nesse útero, que salvou ao mundo".
"Queríamos fazer este anúncio o quanto antes", afirmou Monsenhor Gregory Aymond, secretário do Comitê de Culto Divino da USCCB, "de forma que as paróquias possam começar a ver como esta bênção pode integrar-se na malha da vida paroquial".
O texto será impresso em um folheto bilíngüe - inglês-espanhol - e estará disponível para as paróquias norte-americanas no dia das Mães. "Oportunamente, esta nova bênção será incluída no livro de Cerimonial das Bênçãos, quando esta publicação seja revisada", anunciou Monsenhor Aymond.
O rito foi preparado para apoiar os pais que esperam o nascimento de seus filhos, para alentar as comunidades paroquiais à oração e o reconhecimento do dom dos nascituros e para criar consciência do respeito à vida humana na sociedade. Segundo o comunicado oficial, o rito poderá ser realizado no contexto da Eucaristia ou fora dela.
A bênção teve sua origem em uma solicitude de Monsenhor Joseph Kurtz, Arcebispo de Louisville, quem pediu ao Comitê de Atividades Pró-vida averiguar se existia um rito aprovado para abençoar uma criança no ventre de sua mãe.
Quando não pôde encontrar nenhum, o Comitê redigiu uma versão e a submeteu à aprovação do Comitê para o Culto Divino da Conferência, que o aprovou em março de 2008. A Assembléia plenária dos bispos da USCCB ratificou esta aprovação e enviou o rito a Roma para sua edição e aprovação final.
Dia Mundial da Juventude será celebrado neste sábado no RJ

Neste sábado, 31, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), antecipando a celebração do Domingo de Ramos - este ano, em 1º de abril -, em que o mundo todo comemora a Jornada Mundial da Juventude em âmbito diocesano. O evento acontecerá a partir das 14h, no bairro de Ipanema.
Todos os anos a JMJ diocesana é celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais. A Jornada de 2012 será a 27ª edição do encontro (a contagem inclui as JMJs diocesanas e os encontros mundiais, desde 1986, com a primeira JMJ em Roma) e tem como lema: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4).
Acesse.: Mensagem de Bento XVI para a Jornada Diocesana da Juventude
A celebração da JDJ no Rio está sendo organizada pelo Setor Juventude e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013.
Segundo o coordenador de eventos de massa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, padre Omar Raposo, um grande momento da JDJ será a mensagem ao vivo, direto de Roma, que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, dará aos jovens.
"Além de tudo que está já previsto pelo Setor Juventude, pelas paróquias envolvidas, nós teremos também uma entrada ao vivo do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, direto de Roma falando com os jovens aqui no Parque Garota de Ipanema. Então, vai ser um momento de emoção, de troca de experiências, com o nosso arcebispo podendo dar uma mensagem bonita para todo mundo", destacou.
Dom Orani e todos os responsáveis pelos setores do COL estão em Roma para uma semana de atividades junto ao Pontifício Conselho para os Leigos, que é o Comitê Organizador das JMJs.
Música, fé e saúde unem os jovens
Na concentração para a Jornada Diocesana da Juventude, a partir das 14h, na parte central da Praça Nossa Senhora da Paz, o DJ Piedade estará embalando a juventude com muita música. Às 15h, será a vez do bloco Sambadorando tocar para os jovens.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, também haverá na praça, das 14h às 16h, tendas com jovens da área de saúde atendendo não só a juventude, como também a todos que passarem pela praça. Além disso, também haverá tendas da JMJ Rio2013 tirando dúvidas e fazendo inscrições para voluntários.
A Santa Missa será iniciada às 16h, com a bênção dos Ramos, tendo como celebrante o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino. Em seguida, os jovens seguirão em procissão pelas ruas do bairro e pela orla da praia, em companhia de um trio elétrico com a banda God First, em direção ao Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, onde haverá a continuação da Missa e seu encerramento, por volta das 19h30.
terça-feira, 27 de março de 2012
Papa: Deus respeita a liberdade humana e tem necessidade dela

O Papa Bento XVI celebrou nesta segunda-feira, 26, em Santiago de Cuba, a Missa pelos 400 anos da devoção à Virgen de la Caridad del Cobre, na Praça Antonio Maceo, a qual contou com a presença do presidente do país, Raúl Castro. Esse foi o segundo compromisso de Bento XVI em Cuba, após a Cerimônia de Boas-Vindas no aeroporto de Santiago, Cuba, ocorrida hoje.
No primeiro dia de visita apostólica ao país, o Santo Padre chegou de papamóvel ao local e foi acolhido pelo povo ao som da música "Bem-vindo Santo Padre". Minutos antes da celebração, os cubanos gritavam: "Bento, amigo, Cuba está contigo".
No início da celebração, o arcebispo de Santiago, Dom Dionísio García Ibáñez fez um discurso de boas-vindas ao Pontífice.
A homilia
Diante de 250 mil pessoas, neste dia no qual também se celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor , Bento XVI iniciou sua homilia dizendo que a visita era muito desejada por ele. Referindo-se à liberdade humana, o Santo Padre também explicou como Deus age diante da liberdade que é conferida a cada homem.
"É comovente ver como Deus não só respeita a liberdade humana, mas parece ter necessidade dela. E vemos também como o início da existência terrena do Filho de Deus está marcado por um duplo «sim» à vontade salvífica do Pai: o de Cristo e o de Maria", disse.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI - Missa pelos 400º aniversário de devoção da Virgen de la Caridad del Cobre - 26/03/12
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa a Cuba
Ele também acrescentou que quando Deus deixa de ser algo fundamental, o homem sente-se deslocado no mundo.
"Pelo contrário, quando Deus é posto de lado, o mundo transforma-se num lugar inospitaleiro para o homem, frustrando ao mesmo tempo a verdadeira vocação da criação que é ser o espaço para a aliança, para o «sim» do amor entre Deus e a humanidade que Lhe responde", destacou.
A partir do exemplo de Nossa Senhora, o Pontífice convidou cada fiel a seguir o exemplo de Maria que aderiu totalmente à vontade de Deus e anunciou, com sua vida, a novidade do Senhor.
"Vale a pena, amados irmãos, dedicar toda a vida a Cristo, crescer cada dia na sua amizade e sentir-se chamado a anunciar a beleza e a bondade da própria vida a todos os homens, nossos irmãos. Encorajo-vos na vossa tarefa de semear no mundo a palavra de Deus e oferecer a todos o verdadeiro alimento que é o corpo de Cristo", salientou.
Homenagem à Virgen de la Caridad del Cobre
Ao final da celebração, Bento XVI ofereceu uma rosa de ouro à imagem da Virgen de la Caridad del Cobre. Trata-se de um gesto tradicional dos papas que serve para homenagear o título de Nossa Senhora venerado no país que recebe a visita do Pontífice.
Papa explica como encontrar felicidade nos dias de hoje

No interior de cada ser humano está impresso o desejo pela felicidade, que vai além de uma satisfação passageira. “Nosso coração busca a alegria profunda, plena e duradoura, que pode dar ‘sabor’ à existência”. Mas é realmente possível a alegria plena nos dias de hoje? Como distinguir as alegrias realmente duradouras dos prazeres imediatos e enganosos? Como encontrar a verdadeira alegria na vida, aquela que dura e não nos abandona também nos momentos difíceis?
As respostas para essas perguntas estão na mensagem do Papa Bento XVI para o 27º Dia Mundial da Juventude que será comemorado no neste domingo, 1º de abril. A mensagem foi divulgada nesta terça-feira, 27, e traduzida em primeira mão pelo noticias.cancaonova.com.
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa ao 27º Dia Mundial da Juventude
O Santo Padre salienta que no cotidiano existem muitas pequenas alegrias, mas estas só têm sentido a origem delas estiverem em Deus. Ele “é comunhão de amor eterno, é alegria infinita que não permanece fechada em si mesma, mas se expande naqueles que Ele ama e que o amam”, enfatiza.
A alegria é intimamente ligada ao amor: são dois frutos inseparáveis do Espírito Santo (cfr Gal 5,23). Bento XVI explica que o amor produz alegria, e a alegria é uma forma de amor.
A cultura atual induz muitas vezes a buscar objetivos, realizações e prazeres imediatos, favorecendo mais o inconstante que a perseverança no cansaço e a felicidade aos empenhos. O Pontífice recorda que as mensagens que o mundo envia impulsionam as pessoas a entrar na lógica do consumo, provendo uma felicidade artificial.
“A experiência ensina que ter não coincide com a alegria: existem tantas pessoas que, mesmo tem bem materiais em abundancia, estão sempre assombradas pelo desespero, pela tristeza e sentem um vazio na vida. Para permanecer na alegria, somos chamados a viver no amor e na verdade, a viver em Deus”, destaca.
Por fim, Bento XVI alerta que muitas vezes o cristianismo é descrito como uma proposta de vida que oprime a liberdade, que vai contra o desejo de felicidade e alegria. “Mas isto não corresponde com a verdade! Os cristãos são homens e mulheres realmente felizes porque sabem que nunca estão sozinhos, mas estão sempre apoiados pelas mãos de Deus! Cabem, sobretudo, a vocês, jovens discípulos de Cristo, mostrar ao mundo que a fé leva a uma felicidade e uma alegria verdadeira, plena e duradoura”, exaltou.
Papa saúda fiéis no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre

Iniciando seu segundo dia de visita a Cuba, o Papa Bento XVI celebrou, nesta terça-feira, 27, uma Missa privada na Capela do Seminário São Basílio Magno de Santiago. Em seguida, ele visitou o Santuário da Virgem da Caridade do Cobre”, onde chegou às 9h30 (horário local, 11h30 no horário de Brasília) e foi recebido pelo Arcebispo de Santiago de Cuba, monsenhor Dionisio García Ibáñez, e pelo Reitor.
No Santuário, o Santo Padre se colocou diante do Santíssimo e ajoelhou perante a imagem da Virgem da Caridade. Depois ele se dirigiu à entrada principal para saudar e abençoar os fiéis ali reunidos.
Acesse.: NA ÍNTEGRA - Saudação de Bento XVI no Santuário da Virgem da Caridade - 27/03/12
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa a Cuba
O Pontífice saudou todos os presentes e lembrou que colocou, em oração, todo o povo cubano e o futuro do país nas mãos da Mãe de Deus. “Fazei saber, a quantos se encontram perto ou longe, que confiei à Mãe de Deus o futuro da sua Pátria pedindo-Lhe que avance por caminhos de renovação e de esperança para o maior bem de todos os cubanos.
O Papa contou que também pediu à Virgem Santíssima pelas necessidades dos que sofrem, pelos cubanos descendentes dos africanos, agricultores, pela população do Haiti, que ainda sofre as consequências do terremoto de 2010, e pelos jovens. “Coloquei no seu Coração Imaculado os jovens, para que sejam verdadeiros amigos de Cristo e não cedam às propostas que deixam atrás de si a tristeza”, enfatizou o Papa.
No fim de sua saudação, Bento XVI convidou os presentes a permanecerem firmes em Jesus Cristo e perseverantes frente às provações. “Que nada e ninguém vos roube a alegria interior, tão característica da alma cubana. Deus vos abençoe. Muito obrigado”, finalizou.
Próximo Compromisso
Depois da visita ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, o Papa Bento XVI partiu para Havana às 12h30 (no horário de Brasília, 10h30 no horário local). O próximo compromisso do Pontífice será o encontro com o presidente do Conselho deEstado e do Conselho dos Ministros da República, no Palácio da Revolución de la Habana. A visita será às 19h30, horário de Brasília (17h30 horário local).
segunda-feira, 26 de março de 2012
Campanha de Voluntariado para JMJ 2013 é lançada no Rio

Foi lançado nesse domingo, 25, em todas as Paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Campanha de Voluntariado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.
Os voluntários são aqueles que fazem, de fato, a jornada acontecer, pois realizam diversos trabalhos e acolhem os peregrinos, explicou o responsável pelo Setor de Voluntariado, padre Ramon Nascimento. "O voluntário é o braço da Jornada que se estende até os peregrinos para acolher, para ajudar e para dar toda a orientação para que eles possam, de fato, viver a Jornada Mundial da Juventude", destacou.
Em entrevista, a responsável por coordenar os voluntários da JMJ Rio2013, Giselle Azevedo, conta sua experiência no trabalho voluntário. Missionária da Comunidade Católica Shalom, ela teve a oportunidade de representar os jovens brasileiros na Jornada de 2011 em Madri e de discursar para o Papa Bento XVI.
Leia, abaixo, a entrevista
JMJ - Como você conheceu a JMJ?
Giselle - Conheci a Jornada em 2000. Um grande evento foi feito na minha cidade de promoção da Jornada Mundial da Juventude e achei muito interessante que o Santo Padre quisesse proporcionar esse grande encontro com a juventude de todo o mundo. Tive muita vontade de participar. Foi quando se passaram duas jornadas – 2000 na Itália e 2002 em Toronto – e a Comunidade Católica Shalom, da qual eu faço parte, me presenteou, enviando-me à Colônia, na Alemanha, em 2005. Fui enviada para organizar as apresentações artísticas da Comunidade durante a JMJ. Lá, eu tive a oportunidade de me deparar com este grande evento que reúne jovens do mundo todo na mesma fé.
JMJ - E o voluntariado, como surgiu esse desejo de servir?
Giselle - Estando em Colônia, eu fiquei muito surpresa não só com os jovens que participavam, mas também com aqueles que doavam as suas vidas ali, que estavam com tanta alegria servindo, me senti muito tocada. Foi quando em 2010, a Comunidade quis dar a Igreja um dos seus jovens para construir a Jornada de Madri e me indicou para ser voluntária. Fiquei muito feliz com esta escolha. Morei em Madri durante quatro meses e trabalhei no Departamento de Cultura. Uma experiência maravilhosa de Igreja, de estar ali ajudando na evangelização dos jovens.
JMJ - Quais as maiores alegrias e os maiores desafios em ser voluntária?
Giselle - A maior alegria é estar em missão, estar a serviço da Igreja e em favor da evangelização dos jovens, favorecer o encontro mais incrível da vida de uma pessoa que é o encontro pessoal com Cristo. Fazer parte desse sonho de Deus é um privilégio imenso! E o desafio é ir embora ao final da JMJ!! Se bem que pra mim não foi um fim total porque ao terminar a JMJ de Madri, tive uma semana de recesso pra me adaptar a minha nova vida, aqui no Rio de Janeiro e logo comecei a trabalhar para a JMJ Rio2013.
JMJ - Como foi a emoção de estar com Papa logo na cerimônia de acolhida e depois de discursar para ele?
Giselle - Os dois convites foram surpreendentes, não esperava e tenho toda tranquilidade de dizer que não foi mérito meu. Foi, realmente, graça de Deus! Acho que Deus quis presentear não só a mim, mas, também, a nossa arquidiocese, o nosso país. Eu estava representando os jovens do mundo todo, não apenas o Brasil, mas os 30 mil jovens que estiveram presentes em Madri como voluntários. Logo na chegada do Santo Padre foram escolhidos quarenta jovens do mundo todo para recebê-lo. Fui chamada para representar o Brasil.. Era para ser algo muito simples, mas logo no primeiro ato do Papa na JMJ de Madri, ele nos surpreendeu, quebrando o protocolo. Ele parou e quis saudar, saber os nomes e de onde vínhamos e nos dar uma bênção particular. Foi uma experiência maravilhosa! Ele me disse alguma coisa, mas confesso que estava tão maravilhada que nem lembro o que foi. Mas o olhar dele me falou tudo: me senti profundamente amada naquele momento. E isto foi importante para que eu me preparasse para o discurso ao Santo Padre.
Quanto ao discurso, um mês antes da JMJ me perguntaram o que eu falaria para o Papa em três minutos, se tivesse a oportunidade. Então disse o que vinha no meu coração: falei da minha alegria de ser voluntária, que a minha vida não tinha sentido fora da Igreja, que queria doar toda a minha vida em vista da evangelização dos jovens, falei do quanto amava o Santo Padre e etc. Dias depois soube que havia sido, de fato, escolhida para fazer um discurso para o Papa. Passei alguns dias sem acreditar e sem contar pra ninguém, até que vi meu nome na programação... No dia do discurso, eu estava muito tranquila. Deus me deu uma graça. Poderia ter lido o meu discurso, mas não consegui tirar os olhos do Santo Padre. Diante de mim havia um homem tão simples, tão sereno, tão cheio da presença de Deus, com um olhar tão amoroso, tão paterno e tão cheio de esperança! Falei tudo que estava em meu coração, falei com muita tranquilidade, querendo que ele entendesse cada palavra, por isso eu falei devagar. Queria que aquelas palavras caíssem no coração dele, como um presente em nome da juventude: uma juventude que ama Cristo, que se compromete com a Igreja. Sem dúvidas, o momento mais feliz da minha vida! Sempre digo que parece que esperei 28 anos da minha vida para viver um momento tão especial. Depois desses três minutos, ele estendeu os braços e eu tive a oportunidade de ir até ele, me pus aos seus pés, de joelhos, e disse a ele que ele podia contar comigo, com as minhas orações e com o meu ardor missionário, mas não só comigo, como com toda Comunidade Shalom, da qual eu faço parte. Disse-lhe, também, que a minha vida não tinha sentido se não fosse ofertada por amor a Deus, a Igreja e aos homens. O Santo Padre me respondeu dizendo que se alegrava muito com a minha vida e que rezaria por mim, me confiando a Nossa Senhora Aparecida.
JMJ - E agora você coordenando os voluntários... Como aconteceu este chamado para esta missão?
Giselle – Creio que a minha maior missão é testemunhar a alegria de ser voluntária, de estar a serviço da Igreja, motivando a outros também vivam esta mesma graça. Trabalho em profunda unidade com o diretor do meu setor, o padre Ramon Nascimento. Além de assessorá-lo no exercício da sua função, me foi dada a responsabilidade de selecionar e alocar os voluntários nos diversos setores e trabalhos da JMJ. Peço sempre ao Espírito Santo que me conduza nesta missão.
JMJ - Qual a mensagem ou o convite que você faz aos jovens para que se unam neste serviço?
Giselle - Eu te convido a se tornar um voluntário, pois é algo que muda a vida: pelo serviço a Deus, pelo serviço ao outro, pelo serviço à Igreja. É uma oportunidade única. A Jornada, embora, tenha uma configuração própria (catequeses, atos centrais...), ganha a cara da cidade que a acolhe, daquele povo que a prepara. Então, aqui no Brasil, encorajo a todos os brasileiros e, em especial, os cariocas, os jovens e os adultos da nossa arquidiocese a construirmos, juntos, esta Jornada. Ela depende do SIM de cada um. Será uma experiência maravilhosa, a jornada é um grande dom!
Bento XVI chega a Cuba

O Papa Bento XVI desembarcou no Aeroporto Internacional Antonio Maceo de Santiago de Cuba, em Cuba, nesta segunda-feira, 26, por volta de 16h30, horário de Brasília (14h30 no horário local). Ele foi recebido pelo presidente de Cuba, Raul Castro, e autoridades religiosas locais. Em seguida, quatro crianças entregaram a Bento XVI um ramo de flores como sinal de boas vindas.
Em seu discurso, Raul Castro disse a Bento XVI que o país se sente honrado com sua presença e enfatizou o bom relacionamento que o governo mantém com as diversas religiões. “Nosso Governo e a Igreja Católica mantêm boa relação. O governo tem bom relacionamento com todas as religiões e entidades religiosas no país”, disse.
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI - Cerimônia de boas vindas no Aeroporto Maceo de Santiago de Cuba, Cuba - 26/03/2012
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México e à Cuba
O presidente também lembrou as dificuldades econômicas existentes no país, mas ressaltou que a nação segue mudando tudo que precisa ser mudado.
Ao tomar a palavra, Bento XVI agradeceu o acolhimento e as palavras de Raul Castro e demais autoridades. Ele também saudou as autoridades religiosas, os fiéis da Igreja Católica em Cuba e todos os cubanos.
“Tenho-vos sempre muito presente no coração e na minha oração, e ainda mais nos últimos dias quando o momento tão desejado de vos visitar se ia aproximando e que, graças à bondade divina, chegou”, disse.
O Pontífice lembrou a histórica visita que seu antecessor, Beato João Paulo II, fez ao país. De acordo com ele, o beato deixou “uma marca indelével na alma dos cubanos. O seu exemplo e os seus ensinamentos constituem uma guia luminosa para muitos, crentes ou não, que os orienta tanto na vida pessoal como na atuação pública ao serviço do bem comum da Nação”.
Ele destacou que um dos frutos da visita do Beato foi a abertura de uma nova etapa nas relações entre a Igreja e o Estado cubano. O Papa disse que, embora ainda haja muito em que se avançar, essa nova etapa caracteriza-se por um “espírito de maior colaboração e confiança”.
O Santo Padre também lembrou a situação de dificuldade econômica que muitas partes do mundo atravessam e que muitos concordam em situar sua origem numa crise espiritual e moral. Ele acredita que esta situação não pode continuar.
“O verdadeiro progresso necessita duma ética que coloque no centro a pessoa humana e tenha em conta as suas exigências mais autênticas, de modo especial a sua dimensão espiritual e religiosa”, destacou o Pontífice.
Sobre sua estadia em Cuba, Bento XVI revelou seu verdadeiro propósito: ajudar o povo cubano a fortalecer sua fé. “Venho a Cuba como peregrino da caridade, para confirmar os meus irmãos na fé e encorajá-los na esperança, que nasce da presença do amor de Deus nas nossas vidas”, disse o Papa.
Logo mais, às 19h30, no horário de Brasília (17h30 no horário local), o Papa celebrará a Santa Missa por ocasião do 400º aniversário da Virgen de la Caridad del Cobre, na Praça Antonio Maceo de Santiago de Cuba.
domingo, 25 de março de 2012
Devoção à Virgem Maria aproxima cristãos de Jesus, explica Papa

A verdadeira devoção à Virgem Maria “aproxima-nos sempre de Jesus, e não consiste numa emoção estéril e passageira, mas nasce da fé, que nos faz reconhecer a grandeza da Mãe de Deus e nos incita a amar filialmente a nossa Mãe e a imitar as suas virtudes”, destacou o Papa Bento XVI na oração do Angelus pronunciada no começo da tarde deste domingo, 25, na Praça do Bicentenário, em León, no México.
“Amá-la é comprometer-se a escutar o seu Filho; venerar a ‘Guadalupana’ é viver segundo as palavras do fruto bendito do seu ventre”, reforçou o Pontífice depois da Missa que reuniu mais de 400 mil fiéis.
Acesse.: Angelus de Bento XVI - 25/03/2012: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México
O Papa recordou das tantas famílias que se encontram divididas ou forçadas a emigrar, aquelas que sofrem por causa da pobreza, da corrupção, da violência doméstica, do narcotráfico, da crise de valores ou da criminalidade, pedindo que a Virgem Maria lhes dê conforto, fortaleza e esperança.
“É a Mãe do verdadeiro Deus, que nos convida a permanecer à sua sombra pela fé e a caridade, para deste modo superarmos todo o mal e instaurarmos uma sociedade mais justa e solidária”, disse.
Com estes sentimentos, o Santo Padre colocou sob a proteção materna de Nossa Senhora de Guadalupe o México, toda a América Latina e o Caribe.
“Em tempos de tribulação e sofrimento, Ela foi invocada por tantos mártires que, ao grito ‘Viva Cristo Rei e Maria de Guadalupe’, deram testemunho de inquebrantável fidelidade ao Evangelho e entrega à Igreja. Agora, suplico-Lhe que a sua presença nesta querida nação continue a ser apelo ao respeito, defesa e promoção da vida humana e à consolidação da fraternidade, evitando a vingança inútil e desterrando o ódio que divide. Santa Maria de Guadalupe nos abençoe e obtenha, com a sua intercessão, abundantes graças do Céu”, pediu.
Depois da recitação do Angelus, o Papa dedicou um momento de oração diante da Imagem da Virgem de Guadalupe. Por fim, abençoou 91 reproduções da Virgem de Guadalupe que serão levadas a cada uma das dioceses mexicanas.
Ainda neste domingo, às 18h (horário local, 21h pelo horário de Brasília), Bento XVI celebrará as Vésperas com os bispos do México e da América Latina na Catedral da Mãe Santíssima da Luz, em León. Acompanhe a transmissão ao vivo pela Tv Canção Nova.
Bento XVI leva palavras de esperança para mexicanos

“Criai em mim, ó Deus, um coração puro” (Sal 50, 12), este é o Salmo Responsorial deste domingo, 25. Na Missa que reuniu mais de 400 mil fiéis na Praça do Bicentenário de León, no México, o Papa Bento XVI destacou que está súplica é uma grande reflexão para a preparação da Páscoa. “E ajuda-nos também a olhar no íntimo do coração humano, especialmente em momentos feitos de sofrimento e de esperança como os que atravessam atualmente o povo mexicano e outros povos da América Latina”, disse.
Bento XVI salienta que um coração puro, um coração novo, é aquele que se reconhece impotente por si mesmo e se coloca nas mãos de Deus para continuar a esperar nas suas promessas.
Acesse.: Homilia Bento XVI - Missa no Parque do Bicentenário de León
: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México
Realizando um sonho de João Paulo II
Ele recordou que nesta sua 23ª viagem apostólica realizou um sonho de seu predecessor, João Paulo II, ao visitar o monumento do Cristo Rei no Monte Cubilete. “Hoje certamente rejubilará no Céu pela graça que o Senhor me concedeu de poder estar agora convosco, como terá abençoado também tantos milhões de mexicanos que ainda recentemente quiseram venerar as suas relíquias em todos os cantos do país”, afirmou.
Para o Pontífice, este santuário é, acima de tudo, um lugar de peregrinação, oração fervorosa, conversão, reconciliação, busca da verdade e acolhimento da graça. “Pedimos a Jesus Cristo que reine nos nossos corações, tornando-os puros, dóceis, cheios de esperança e corajosos na sua humildade”.
Superando uma fé superficial
Mas o Santo Padre ressaltou que para que Deus habite nos corações dos fiéis, é preciso escutá-Lo, deixar-se interpelar cada dia pela sua Palavra, meditando-a no próprio coração, a exemplo de Maria (cf. Lc 2, 51). Assim cresce a nossa amizade pessoal com Ele, aprende-se o que Ele espera e recebe-se alento para dar a Ele ao acolher os outros.
Na Conferência de Aparecida, recordou que a Missão Continental estipulada tem por objetivo fazer chegar esta convicção a todos os cristãos e às comunidades eclesiais, para que resistam à tentação duma fé superficial e rotineira, por vezes fragmentária e incoerente. Por isso, o Ano da Fé, proclamado pelo Papa, é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria.
“Pedimos à Virgem Maria que nos ajude a purificar o nosso coração, tanto mais que já se aproxima a celebração da festa da Páscoa, para que cheguemos a participar melhor no Mistério de salvação do seu Filho, tal como Ela o deu a conhecer nestas terras”, destacou Bento XVI ao final da homilia.
Depois da Celebração Eucarística, o Santo Padre fará a recitação do Angelus e dedicará um momento de oração diante da Imagem da Virgem de Guadalupe. Por fim, abençoará 91 reproduções da Virgem de Guadalupe que serão levadas a cada uma das dioceses mexicanas.
"Vós ocupais um lugar muito importante em meu coração", diz Papa

Na Plaza de La Paz, em Guanajuato, México, uma festa caracterizada pelo colorido das bandeiras e muita música tradicional mexicana, aguardava a chegada do Papa Bento XVI neste sábado, 24.
Após o encontro privado com o presidente do México, Felipe Calderón, o Santo Padre encontrou-se com cerca de 600 crianças de todo o México neste sábado, 24, por volta das 22h30 (19h30 no horário do México) para dirigir-lhes palavras de esperança e demonstrar o seu apreço por aqueles que ele considerou 'seus amiguinhos', durante o discurso.
"Vós ocupais um lugar muito importante no coração do Papa; e isto mesmo queria que o soubessem todas as crianças do México, neste momento, particularmente as que suportam o peso do sofrimento, o abandono, a violência ou a fome, que nestes meses, por causa da seca, se fez sentir
intensamente em algumas regiões", ressaltou.
Acesse
.: Discurso de Bento XVI - Saudação às crianças na Plaza de La Paz - 24/03/2012
: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México
Ainda se voltando às crianças, o Pontífice salientou que o discípulo de Cristo é chamado a um modo de vida diferenciado.
"O discípulo de Jesus não responde ao mal com o mal, mas sempre é instrumento do bem, arauto do perdão, portador da alegria, servidor da unidade. Jesus quer escrever em cada uma das vossas vidas uma história de amizade", enfatizou.
O Papa encerrou o discurso chamando as crianças de 'meus amiguinhos' e chegou a expressar o desejo de permanecer com elas por mais tempo.
"Bem gostava de ficar mais tempo convosco, mas tenho de partir. Continuaremos unidos na oração. Por isso, convido-vos a não deixardes de rezar, mesmo em casa; assim experimentareis a alegria de falar com Deus em família. Rezai por todos; por mim também. Eu rezarei por vós, para que o México seja um lar onde todos os seus filhos vivam com serenidade e harmonia", concluiu.
Após a saudação às crianças, Bento XVI seguiu mais uma vez de papamóvel pelas ruas da cidade, rumo ao Colégio Miraflores, local onde ficará hospedado até o final de sua estadia no México.
Próximos compromissos do Santo Padre
Neste domingo, 25, o Santo Padre cumpre outros três compromissos: celebração da Santa Missa no Parque do BIcentenário de León, recitação da tradicional oração mariana do Angelus e celebração das Vésperas com os Bispos do México e da América Latina na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de León.
Leia mais
sábado, 24 de março de 2012
Bento XVI reúne-se com presidente do México e saúda crianças

Dando continuidade à programação de sua visita ao México, o Papa Bento XVI deu início agora há pouco, às 11h no horário do Brasil (8h no México) à celebração da Santa Missa na capela do Colégio Miraflores, onde ficará hospedado durante sua estadia no país. A celebração presidida pelo Pontífice é privada.
O próximo compromisso do Papa é uma visita de cortesia ao presidente Felipe Calderón. O encontro será realizado às 18h no horário local (21h no horário de Brasília) na casa do Conde Rul de Guanajuato. Em seguida, o Santo Padre fará uma saudação às crianças, na Plaza de La Paz de Guanajuato.
Acesse: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México
O Pontífice chegou ao país nesta sexta-feira, 23, por volta das 19h20 no horário do Brasil (16h30 no horário do México). Ele foi recebido pelas autoridades políticas locais e pelo arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago.
Em seu discurso inicial, Bento XVI revelou que a visita ao México é a realização de um sonho. "Estou feliz de estar aqui e agradeço a Deus por permitir que eu realizasse um desejo que está no meu coração há muito tempo", salientou o Pontífice.
Após o discurso, o Santo Padre saudou os presentes e circulou pelas ruas da cidade no papamóvel, antes de ir para o Colégio Miraflores, onde fica hospedado até o dia 26 de março, quando segue para Cuba.
Bento XVI chega ao México e é recebido calorosamente pelo povo

O avião da ALITALIA que conduziu o Papa Bento XVI de Roma à cidade de León, no México, aterrisou no país por volta das 19h20 horário do Brasil (16h20 no horário do México). Após receber as honras de chefe de estado, o Santo Padre foi acolhido pelo arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago e o presidente do país, Felipe Calderón, o qual esteve acompanhado de sua mulher, Margarita Savala.
No início da cerimônia de boas vindas foram entoados os hinos do Vaticano e do México, conforme manda o protocolo oficial. Logo em seguida, o presidente mexicano fez o discurso de acolhida ao Sumo Pontífice, onde expressou o amor do povo mexicano pela figura do Papa.
"Sua visita nos traz alegria nestes momentos de grande tribulação. O senhor encontrará um povo nobre, acolhedor e que tem muita estima pelo Sumo Pontífice", ressaltou Calderón.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI - Cerimônia de boas vindas no aeroporto internacional de León, México - 23/03/2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
Papa fala sobre combate às drogas e situação política de Cuba

Em entrevista durante a viagem de avião rumo ao México, nesta sexta-feira, 23, o Papa Bento XVI destacou o combate ao tráfico de drogas no México, a situação social de Cuba e ainda os desafios da nova evangelização na América Latina.
“Vou para encorajar e para aprender, para confortar na fé, na esperança e na caridade”, disse Bento XVI aos jornalistas ao falar de como conduzirá esta 23ª viagem internacional.
Acesse.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México
O Papa ressaltou que sua visita está traçada sobre as raízes históricas da viagem feita pelo então Papa João Paulo II. Ao responder a pergunta de um jornalista sobre o problema do narcotráfico e a violência no México, o Papa salientou que a Igreja Católica tem uma grande responsabilidade quanto a esse combate.
“Devemos fazer o possível contra este mal destrutivo da humanidade e da nossa juventude. Dizer que o primeiro ato é anunciar Deus”, afirmou o Santo Padre.
É responsabilidade da Igreja, disse ainda o Pontífice, “educar para a consciência, para a responsabilidade moral” e “desmascarar o mal”. É preciso “desmascarar esta idolatria do dinheiro que escraviza os homens”, “desmascarar estas falsas promessas”. O Papa disse ainda que a Igreja “desmarcara o mal” apresentando a bondade de Deus, “Sua verdade”.
Sobre a situação sociopolítica de Cuba, Bento XVI recordou como a visita de João Paulo II, 14 anos atrás, “inaugurou uma estrada de colaboração e diálogo”, um caminho que “exige paciência”, mas que “vai adiante”.
Ele acrescentou que a ideologia marxista “não responde mais à realidade” e assegurou que a Igreja quer ajudar “em espírito e diálogo” “para dar vida a uma sociedade mais justa”. A Igreja, destacou, “está sempre do lado da liberdade” de consciência e de religião.
“A Igreja não é um poder político, não é um partido, mas é uma realidade moral, uma autoridade moral”. Portanto, é responsabilidade da Igreja “educar e conscientizar e, assim, criar a responsabilidade necessária; educar para que a conscientização seja feita na esfera individual, bem como na esfera pública”.
Ele também observou que, sobretudo na América Latina, “não poucos católicos” se encontram numa certa “esquizofrenia entre a moral individual e aquela pública”. Na esfera individual, afirmou, “existem católicos fiéis, mas na vida pública caminham sobre estradas que não respondem aos grandes valores do Evangelho que são necessários para a fundação de uma sociedade justa”.
Ao falar do empenho à nova evangelização na América Latina, ele reiterou que estes estão ligados ao combate à secularização.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Arquidiocese celebra um ano de Dom Murilo em Salvador

Neste domingo, 25, a Arquidiocese de Salvador celebra o 1º aniversário de pastoreio de Dom Murilo Krieger, como arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. A Missa será às 9h, na Catedral Basílica, e deve reunir padres, diáconos, religiosos, consagrados e fiéis de vários organismos da Igreja local.
A celebração seguirá o ritual tradicional e os leigos e religiosos participarão das procissões e leituras. No final, o padre Tadeu Xavier, pároco de Nossa Senhora da Saúde, saudará o arcebispo em nome do clero.
Dom Murilo tomou posse em Salvador no dia 25 de março de 2011 e desde então tem se dedicado a conhecer e participar da realidade local. Neste primeiro ano, a Arquidiocese viu a beatificação de Irmã Dulce e a chegada de dois novos bispos auxiliares - Dom Gilson Andrade da Silva, em outubro de 2011, e o padre Giovanni Crippa, recentemente.
Ainda no ano passado, Dom Murilo recebeu a visita dos ícones da Jornada Mundial da Juventude e no mês de dezembro animou a campanha para que os presépios estivessem mais presentes no Natal das famílias. Já em 2012, no mês de fevereiro, o arcebispo fez a intermediação das negociações da greve da polícia militar.
No universo da Igreja local, Dom Murilo fez algumas adequações na organização das paróquias. Criou e nomeou o Conselho Presbiteral que junto com o arcebispo trabalha na condução da Arquidiocese e deu nova configuração ao mapa das foranias.
“Depois de ouvir muitos sacerdotes, procurei simplificar a organização pastoral com a diminuição do número de reuniões e a tentativa de dar maior eficácia às que acontecerem”, conta Dom Murilo.
Apesar da série de eventos e intervenção na vida da comunidade, um ano não foi suficiente para conhecer toda a realidade da Arquidiocese. “Como a Arquidiocese tem uma grande população, um significativo número de paróquias e inúmeras frentes de ação pastoral, senti que o tempo foi insuficiente para conhecer tudo. Mesmo assim, todo mundo me pressiona para visitar tal lugar, para conhecer tal trabalho ou para fazer isso ou aquilo quanto antes possível. Isso é positivo: todo mundo quer mostrar o que faz e onde vive, para trabalhar em unidade com seu bispo”, avalia Dom Murilo.
JMJ Rio 2013 será um dos temas de encontro mundial em Roma

O Pontíficio Conselho para os Leigos irá promover um encontro com os representantes da Pastoral Juvenil para refletir sobre as Jornadas Mundiais da Juventude e preparar a do Rio de Janeiro, marcada para julho de 2013.
No encontro, que acontecerá na cidade de Rocca di Papa, província de Roma, na Itália, entre os dias 29 de março e 1º de abril, participarão delegações de 98 países, além dos Comitês Organizadores da JMJ de Madri, realizada em 2011, e do Rio de Janeiro.
Em um comunicado à imprensa, publicado nesta quinta-feira, 22, o Pontifício Conselho explica que se trata de "um importante momento de reflexão" para os representantes que somam mais de 300, e representam 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos.
Os trabalhos começarão no dia 29 com a saudação do presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko. O dia será dedicado a análises dos aspectos pastorais e da organização da JMJ de Madri, e dos seus frutos pastorais em todo o mundo. Sobre o evento realizado na Espanha, farão colocações o arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, o diretor executivo da JMJ 2011, Yago de la Cierva e o secretário-geral da jornada, padre Gregorio Roldán.
A sexta, 30, será dedicada à JMJ do Rio de Janeiro. As razões, desafios e expectativas para esta Jornada Mundial serão apresentados pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta; pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude do Brasil, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, pelo responsável do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, e pelo Comitê Organizador Rio 2013.
No sábado, 31, as reflexões serão em torno do tema "Formar os jovens: uma missão prioritária para a Igreja", com as intervenções do secretário do Pontifício Conselho, Dom Josef Clemens, e do conselheiro-geral dos Salesianos para a Pastoral Juvenil, padre Fabio Attard.
Por fim, no dia 1º de abril, os delegados participarão da Santa Missa do Domingo de Ramos presidida pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro, no Vaticano, com
Prepare-se para o Ano da Fé: padre esclarece proposta de Bento XVI

Em meio às incertezas trazidas pela cultura pós-moderna, os católicos terão a oportunidade de refletir sobre suas crenças e convicções religiosas. O Papa Bento XVI instituiu o Ano da Fé, de outubro de 2012 a outubro de 2013, ocasião que deve incitar o redescobrimento da fé católica. Em uma paróquia de Montes Claros (MG), uma escola de formação foi criada para esclarecer e preparar os fiéis para este Ano.
A proposta do Papa é que todo cristão tenha a sua convicção e a sua identidade na fé católica. Diante desse pedido do Santo Padre, o vigário geral da Catedral Metropolitana de Montes Claros (MG), padre José Honório de Andrade, ressaltou um aspecto da personalidade de Bento XVI que ele considera interessante.
“O Papa é um homem audacioso. Num mundo pós-moderno, em que existem várias crises, a crise de identidade, ele nos propõe uma reflexão sobre a fé. É uma riqueza que o Santo Padre, o Papa, concede a todos nós no Brasil e no mundo”, exaltou.
Fé: mistério incompreensível?
Com caráter abstrato, algumas pessoas encaram a fé como algo incompreensível, que permanece apenas no campo da sensibilidade. O padre José Honório, porém, desmistificou esse pensamento.
“Fé não significa que a gente não possa entender. O mistério ‘fidei’ é inteligível, porém ele não se esgota numa simples explicação ou num simples dogma. Ele sempre se revela novo, aberto aos desafios de hoje em que o ser humano, o cristão é chamado a viver. Estar no mundo e, a partir da sua fé, transformar as realidades de morte em esperança e salvação”, explicou.
Fé x cultura atual
Padre José Honório destacou que a fé hoje passa por uma crise e, até mesmo, uma descrença. Ele foi enfático ao dizer que a fé deve ocupar um lugar de destaque pelo fato de ser adquirida por meio de alguém que fala, sobretudo, através de testemunhos.
O vigário acredita que a autêntica vivência da fé e o verdadeiro apostolado da missão devem ser despertados nos irmãos. Para que isso aconteça, a comunidade deve fazer com que a voz do Papa seja também a voz do Cristo e a sua própria voz.
O padre complementou citando as formas como os cristãos manifestam sua fé nos dias de hoje: leituras bíblicas, orações, sacramentos e prática. Esta última, de acordo com o sacerdote, trata-se de uma obra social que não é simplesmente caritativa, mas que proporciona ao cristão ver, num irmão que sofre, o próprio Cristo dando a oportunidade para o crescimento e a maturidade na fé.
Escola de Formação em Montes Claros
O padre José Honório está à frente dos módulos ministrados na Escola de Formação “A Fé Católica”, realizada uma vez por mês de fevereiro até outubro deste ano na Catedral Metropolitana de Montes Claros. De acordo com ele, a metodologia utilizada está em sintonia com a Porta Fidei,Carta Apostólica.
“A nossa paróquia está promovendo encontros mensais para despertar nos nossos paroquiandos o verdadeiro sentido da fé e o porquê e o como celebramos os nossos ritos, os nossos sacramentos e, a partir disso, agirmos fora do salão, fora da paróquia, agir no mundo”, contou.
A metodologia utilizada nos encontros é a indicada pelo Vaticano. “Num primeiro ponto, nós estudamos o que o Papa pediu, na Porta Fidei, e agora nós estamos estudando o credo, o sínodo da fé. Aí nós vamos até outubro esmiuçar esse sínodo, o símbolo da fé, para que possamos realmente dizer ‘eu creio nisso, eu sigo isto, eu vivo isto na minha fé'”.
Católicos são maioria no México e em Cuba

O Papa Bento XVI chega nesta sexta-feira, 23, ao México e na segunda-feira, 26, vai a Cuba onde ficará até a noite de quarta-feira, 28. A viagem acontece em meio às comemorações pelo bicentenário de independência do México e do quarto centenário da Imagem da Virgem da Caridade do Cobre, em Cuba.
Em ambos os países, os católicos representam a maioria da população, de acordo com dados do Centro de Estatística da Igreja; no México os católicos são mais de 90% da população, quanto em Cuba, eles são pouco mais de 60%.
Acesse
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México
Dados da Igreja no México
O México tem uma superfície territorial de 1.958.201 km2, uma população de 108.426 de habitantes, dos quais, 99.635.000 são católicos, o que equivale a 91,89% da população.
Segundo dados do Centro de Estatística da Igreja, de 31 de dezembro de 2010, no México existem 93 circunscrições eclesiásticas, 6.744 paróquias e 7.169 centros pastoriais. Os Bispos são 163; os sacerdotes 16.234; os religiosos e religiosas são 30.023; 505 são os membros dos institutos seculares; 25.846 são os missionários leigos e 295.462 os catequistas empenhados nas atividades apostolado. Os seminaristas menores são 4.524 e os maiores 6.495.
A Igreja Católica conta no México com 8.991 centros de instrução de todos os níveis, nos quais estudam 1.856.735 alunos e 1.822 centros de educação especial. Conta também com outros 5.082 centros de caridade em propriedade da Igreja e/ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos: 257 hospitais; 1.602 ambulatórios; 8 centros para leprosos; 372 casas para idosos; inválidos ou menores; 329 orfanatos e asilos; 2.134 consultórios familiares e outros centros para a proteção da vida e 340 instituições de outras instituições de outro tipo.
Dados da Igreja em Cuba
Já a República de Cuba tem uma superfície de 110.861 km2, com uma população de 11.242.000 habitantes, dos quais 6.766.000 são católicos, 60,19% da população.
O país conta com 11 circunstâncias eclesiais; 304 paróquias e 2.210 centros pastorais; 17 bispos; 361 sacerdotes; 656 religiosos e religiosas; 24 membros de institutos seculares; 2.122 missionários leigos e 4.133 catequistas. Os seminaristas menores são 13 e os maiores são 78.
Em Cuba, a Igreja Católica dispõe de 12 centros educativos de todos os níveis nos quais estudam 1.113 alunos e outros 10 centros de instrução especial. Existem ainda 17 centros de caridade em propriedade e/ou dirigidos por eclesiásticos: 2 ambulatórios; 1 centro para leprosos; 8 casas para anciãos, inválidos e menores; 3 orfanatos e asilos e 3 instituições de outros tipos.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Dom Damasceno acompanhará visita do Papa Bento XVI ao México
O Papa Bento XVI fará neste mês a sua primeira viagem apostólica do ano. Ele vai ao México e a Cuba e o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, acompanhará a visita ao México do Sumo Pontífice.
Nexta-feira, 23 de março, Bento XVI parte de Roma em voo direto para León. Às 16h30 (hora local), o Papa fará seu primeiro discurso no Aeroporto Internacional de Guanajuato.
No sábado, 24 de março, às 8h haverá uma missa privada na Capela do Colégio Miraflores. Às 18h, Bento XVI visitará o Presidente do México na Casa do Conde Rul di Guanajuato. Mais tarde, às 18h45, na Praça da Paz de Guanajuato, Bento XVI fará uma saudação às crianças.
No domingo, 25 de março, às 10h, Bento XVI preside a Santa Missa no Parque do Bicentenário de León. Na sequência, reza a oração mariana do Angelus. Às 18h, haverá a Celebração das Vésperas com os Bispos do México e da América Latina na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de León.
Na segunda-feira, 26 de março, às 9h haverá a Cerimônia de Despedida no Aeroporto de Guanajuato, de onde, meia hora depois, Bento XVI seguirá viagem rumo a Santiago de Cuba.
Cuba
A chegada do Papa a Cuba está prevista para às 14h com a realização da Cerimônia de Boas-Vindas no Aeroporto Internacional Antonio Macedo Maceo de Santiago de Cuba, na qual Bento XVI fará seu primeiro discurso em solo cubano. Às 17h30, na Praça Antonio Maceo, está marcada a Santa Missa por ocasião dos 400 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre.
Na terça-feira, 27 de março, às 9h30, o Papa visitará o Santuário da Virgem da Caridade do Cobre. Uma hora mais tarde, o Santo Padre embarca em direção a Havana, onde chegará ao meio-dia. Às 17h30, no Palácio da Revolução de Havana, Bento XVI se encontrará com o Presidente do Conselho de Estado e do Conselho dos Ministros de Cuba, Raul Castro.
Após o encontro com Raul Castro, a partir das 19h15, na Nunciatura Apostólica de Havana, Bento XVI participa de um jantar com o Núncio e os bispos cubanos.
O último dia da Visita Apostólica, quarta-feira, 28 de março, reserva para às 9h a Santa Missa na Praça da Revolução em Havana. Por fim, Bento XVI se despede do povo cubano no Aeroporto Internacional José Martí a partir das 16h30. Meia hora depois, embarca de volta para Roma, onde aterrissará na quinta-feira, 29 de março, às 10h15.
Informações: Sala de Imprensa do Vaticano
Cruz da JMJ chega ao Piauí nesta quarta-feira

A cidade de Oeiras, no Piauí, recebe nesta quarta-feira, 21, a visita da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o evento religioso ‘Bote Fé’.
A Diocese preparou uma intensa programação para o evento. Entre elas, será inaugurada a Fazenda Esperança Bom Jesus dos Passos de Oeiras. Além de Oeiras, os municípios de Santa Rosa e Simplício Mendes também receberão a vista dos símbolos da JMJ.
Confira a programação
21 de março - em Oeiras
16h30 - acolhida dos símbolos na BR 230
17h - Missa de instalação e bênção da Fazenda Esperança Bom Jesus dos Passos
19h30 - Missa e Show no Ginásio Santanhinha
23h - Vigília na Catedral
22 de março
05h - Alvorada na Catedral
08h - Visita ao Centro dos Idosos
09h30 - Visita ao Hospital Regional “Deolindo Couto-Oeiras”
11h - Visita à Penitenciária
14h - Saída para o Setor Santa Rosa
15h - Chegada a Santa Rosa - caminhada pelas ruas da cidade
17h30 - Ato de adoração a Jesus Cristo na Cruz (Área Pastoral Santo Antônio de Várzea Grande)
19h - Missa
20h30 - Apresentações culturais
23 de março
05h - Alvorada em Santa Rosa
06h - Saída para o Setor Simplício Mendes
09h - Chegada, Procissão e Missa em Simplício Mendes
11h - Ato de adoração a Jesus Cristo na Cruz
14h30 - Celebração de entrega à Diocese de São Raimundo Nonato.
A Jornada se realiza a cada três anos em um país específico, mas será antecipada para o ano de 2013 em decorrência da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A última edição foi em 2011 na cidade de Madri, na Espanha.
O grande encontro será na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Estima-se que cerca de cinco milhões de pessoas participem.
Papa nomeia bispos auxiliares para o Brasil e faz transferência

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 21, para bispo da prelazia de São Felix do Araguaia (MT), Dom Adriano Ciocca Vasino, transferindo-o da sede episcopal de Floresta (PE). O Santo Padre nomeou ainda como bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE), o padre José Luiz Gomes de Vasconcelos, e como bispo auxiliar de Salvador (BA), o padre Giovanni Crippa.
Dom Adriano Ciocca é bispo de Floresta desde o dia 2 de maio de 1999. Ele é italiano de Borgosesia, Vercelli. Foi nomeado bispo em 3 de março de 1999, pelo Papa João Paulo II. Sua ordenação aconteceu em sua terra natal, em 2 de maio de 1999. Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, como bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil.
São Felix do Araguaia
A prelazia de São Felix estava vacante desde o dia 21 de setembro de 2011, quando Bento XVI transferiu o bispo prelado, Dom Leonardo Ulrich Steiner, para auxiliar a arquidiocese de Brasília (DF). O bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen esteve à frente da prelazia como administrador apostólico enquanto o Sumo Pontífice definia quem seria o sucessor de Dom Leonardo.
São Felix do Araguaia é famosa, entre outros motivos, por ter tido Dom Pedro Casaldáliga como seu primeiro bispo. Dom Pedro, espanhol de nascimento, é conhecido no Brasil e no mundo, por seu trabalho em defesa da vida, da natureza e dos direitos dos menos favorecidos. Foi perseguido durante a ditadura militar que, por cinco vezes, foi alvo de processos de expulsão do Brasil. Sofreu diversos atentados contra sua vida, mas prosseguiu lutando, até que, em 2005, com a saúde debilitada, apresentou sua renúncia ao então Papa João Paulo II. Dom Pedro é autor de vários livros, como “Creio na Justiça e na Esperança”; “Sonetos neobíblicos, precisamente”; “Espiritualidade da libertação”; “Murais da libertação”; “Ameríndia, morte e vida” e “Orações da caminhada”.
Fortaleza
A nomeação do monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, segundo a Nunciatura Apostólica, acolheu a solicitação do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar.
Monsenhor José Luiz é atualmente reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).
Salvador
Também atendendo ao pedido do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, o Papa nomeou monsenhor Giovanni Crippa, atualmente pároco da Paróquia Santíssima Trindade, em Feira de Santana (BA), como bispo auxiliar de Salvador.
Monsenhor Crippa é italiano de nascimento (Besana im Brianza – Milão), e é padre desde 1985. É bacharel em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e é mestre e doutor em História da Igreja, também pela Universidade Gregoriana.
Na Itália, monsenhor Giovanni Crippa foi animador missionário e vocacional, em Turim, e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.
No Brasil, foi vigário paroquial da paróquia Santíssima Trindade; Diretor Espiritual do Seminário Santana Mestra e professor na Faculdade Católica, tudo isso em Feira de Santana. Além disso, foi por duas vezes conselheiro da Província dos Missionários da Consolata, no Brasil, e membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Feira de Santana.
terça-feira, 20 de março de 2012
Agente Pastoral Aniversariante do Mês Março
Raimunda
.
É com muita alegria que a Pastoral do Acolhimento te parabeniza por esse dia tão especial em sua vida que Deus te abençoe. Parabéns!
Que neste dia tão especial o Senhor esteja na tua frente para te mostrar o caminho certo...
Que o Senhor esteja ao teu lado, para te abraçar e proteger...
Que o Senhor esteja atrás de ti, para te salvar de pessoas falsas...
Que o Senhor esteja debaixo de ti, para te amparar quando caíres e que te tire das armadilhas...
Que o Senhor esteja dentro de ti, para te consolar quando estiveres triste...
Que o Senhor esteja ao redor de ti, para te defender quando outros te atacarem...
Que o Senhor esteja sobre ti abençoando-te sempre...
Que seus caminhos permaneçam sempre iluminados, para que você possa continuar a iluminar também aqueles que têm a oportunidade de trilhar com você, um trechinho desta longa jornada!
Muita saúde, paz, felicidade e alegria... Tudo de melhor para você... Neste dia tão especial !
Assinar:
Comentários (Atom)







